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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Eclesiastes 4:1|
veshabhtiy 'aniy vâ'er'eh 'eth-kâl-hâ`ashuqiym 'asher na`asiymtachath hashâmesh vehinnêh dim`ath hâ`ashuqiym ve'êyn lâhem menachêmumiyyadh `osheqêyhem koach ve'êyn lâhem menachêm
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2
|Eclesiastes 4:2|
veshabbêach'aniy 'eth-hammêthiym shekkebhâr mêthu min-hachayyiym 'asherhêmmâh chayyiym `adhenâh
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3
|Eclesiastes 4:3|
vethobh mishenêyhem 'êth 'asher-`adhenlo' hâyâh 'asher lo'-râ'âh 'eth-hamma`aseh hârâ` 'asher na`asâh tachathhashâmesh
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4
|Eclesiastes 4:4|
verâ'iythiy 'aniy 'eth-kâl-`âmâl ve'êth kol-kishronhamma`aseh kiy hiy' qin'ath-'iysh mêrê`êhu gam-zeh hebhel ure`uthruach
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5
|Eclesiastes 4:5|
hakkesiyl chobhêq 'eth-yâdhâyv ve'okhêl 'eth-besâro
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6
|Eclesiastes 4:6|
thobh melo'khaph nâchath mimmelo' châphnayim `âmâl ure`uth ruach
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7
|Eclesiastes 4:7|
veshabhtiy 'aniyvâ'er'eh hebhel tachath hashâmesh
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8
|Eclesiastes 4:8|
yêsh 'echâdh ve'êyn shêniy gam bênvâ'âch 'êyn-lo ve'êyn qêts lekhol-`amâlo gam-`êynâyv [`êyno] lo'-thisba` `osher ulemiy 'aniy `âmêl umechassêr 'eth-naphshiy mithobhâh gam-zeh hebhel ve`inyan râ` hu'
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9
|Eclesiastes 4:9|
thobhiym hashenayim min-hâ'echâdh 'asheryêsh-lâhem sâkhâr thobh ba`amâlâm
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10
|Eclesiastes 4:10|
kiy 'im-yippolu hâ'echâdhyâqiym 'eth-chabhêro ve'iylo hâ'echâdh sheyyippol ve'êyn shêniylahaqiymo
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Sugestões

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24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva