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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Eclesiastes 4:1|
veshabhtiy 'aniy vâ'er'eh 'eth-kâl-hâ`ashuqiym 'asher na`asiymtachath hashâmesh vehinnêh dim`ath hâ`ashuqiym ve'êyn lâhem menachêmumiyyadh `osheqêyhem koach ve'êyn lâhem menachêm
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2
|Eclesiastes 4:2|
veshabbêach'aniy 'eth-hammêthiym shekkebhâr mêthu min-hachayyiym 'asherhêmmâh chayyiym `adhenâh
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3
|Eclesiastes 4:3|
vethobh mishenêyhem 'êth 'asher-`adhenlo' hâyâh 'asher lo'-râ'âh 'eth-hamma`aseh hârâ` 'asher na`asâh tachathhashâmesh
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4
|Eclesiastes 4:4|
verâ'iythiy 'aniy 'eth-kâl-`âmâl ve'êth kol-kishronhamma`aseh kiy hiy' qin'ath-'iysh mêrê`êhu gam-zeh hebhel ure`uthruach
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5
|Eclesiastes 4:5|
hakkesiyl chobhêq 'eth-yâdhâyv ve'okhêl 'eth-besâro
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6
|Eclesiastes 4:6|
thobh melo'khaph nâchath mimmelo' châphnayim `âmâl ure`uth ruach
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7
|Eclesiastes 4:7|
veshabhtiy 'aniyvâ'er'eh hebhel tachath hashâmesh
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8
|Eclesiastes 4:8|
yêsh 'echâdh ve'êyn shêniy gam bênvâ'âch 'êyn-lo ve'êyn qêts lekhol-`amâlo gam-`êynâyv [`êyno] lo'-thisba` `osher ulemiy 'aniy `âmêl umechassêr 'eth-naphshiy mithobhâh gam-zeh hebhel ve`inyan râ` hu'
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9
|Eclesiastes 4:9|
thobhiym hashenayim min-hâ'echâdh 'asheryêsh-lâhem sâkhâr thobh ba`amâlâm
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10
|Eclesiastes 4:10|
kiy 'im-yippolu hâ'echâdhyâqiym 'eth-chabhêro ve'iylo hâ'echâdh sheyyippol ve'êyn shêniylahaqiymo
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Sugestões

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08 de Dezembro LAB 708
HOMOS
1Timóteo
O homossexualismo era comum entre os gregos. Paulo escreveu a cristãos helenizados, por isso não deixou esse tema fora de seus escritos. O relacionamento “homossexual na Grécia Antiga teve diversos de seus aspectos explorados por autores da Antiguidade Clássica, como Heródoto, Platão, Xenofonte e Ateneu. A forma mais difundida e socialmente significativa de relação sexual íntima entre membros do mesmo sexo na Grécia do período era entre adultos e adolescentes, conhecida como pederastia...”. Entretanto, a história é clara em relatar que “os antigos gregos não concebiam a ideia de orientação sexual como um identificador social, da maneira que as sociedades ocidentais vêm fazendo ao longo do último século” (1Timóteo 1:8-11; Wikipedia.org, Homossexualidade na Grécia Antiga).
Isto me chama a atenção. O escrito antigo que nós cristãos buscamos para, através dele, nos orientarmos, é a Bíblia. Os que não aceitam a Bíblia costumam apoiar seu pós-modernismo num pluralismo de fontes, dentre as quais, a filosofia grega. Mas é quando, com estas diferenças, entramos na discussão sobre o homossexualismo, que vejo a incoerência dos não-religiosos. A apologia ao ato homossexual que defende-o pela suposta necessidade do respeito à opção de sexualidade do indivíduo baseia-se em quê? Os que encaram o homossexualismo como um comportamento normal ao mundo ocidental, também deveriam ser honestos o suficiente para conceberem a originalidade da idéia de que, segundo o pensamento grego, não se troca de sexo. Resumindo: o homossexualismo de hoje, além de não ter fundamento nenhum, não tem nada a ver com as práticas sexuais do mundo antigo. Em contrapartida, a defesa à pureza sexual dentro dos limites heterossexuais sempre teve os mesmos princípios deixados pelo Criador.
“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1:27)”. Esta é a gênese. Nossa origem nos ensina sobre nossa natureza. Ou uma pessoa é homem, ou mulher. Sempre foi assim. Não existe um terceiro sexo. O ser humano não evolui. A degeneração é que nos fez pensar na possibilidade da existência de outras opções de sexualidade. Mas basta um pouquinho de estudo para entender que isto é biologicamente impossível. Numa fisiologia rasa, alguém pode até trocar de genitálias através de cirurgia, injetar hormônios no corpo para adquirir alguns traços superficiais (epiteliais, glandulares e capilares) da sexualidade oposta e aprender trejeitos de comportamento diferentes de sua origem sexual, mas, seu DNA continuará o mesmo. A estrutura de seu cérebro continuará a mesma. E estes dois últimos itens remontam todo o restante do corpo. Em cada uma de suas células está sua identificação original.
E Deus lhe ama assim, do jeito que você é. Embora ele não aprove o homossexualismo, ele ama a todos, inclusive, os homossexuais.
Valdeci Júnior
Fátima Silvacmt