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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Zacarías 11:1|
pethach lebhânon delâtheykha vetho'khal 'êsh ba'arâzeykha
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2
|Zacarías 11:2|
hêylêl berosh kiy-nâphal 'erez 'asher 'addiriym shuddâdhu hêyliylu'allonêy bhâshân kiy yâradh ya`ar habbâtsur [ha][bâtsiyr]
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3
|Zacarías 11:3|
qol yilelathhâro`iym kiy shuddedhâh 'addartâm qol sha'aghath kephiyriym kiy shuddadhge'on hayyardên s
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4
|Zacarías 11:4|
koh 'âmar Adonay 'elohây re`êh 'eth-tso'nhaharêghâh
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5
|Zacarías 11:5|
'asher qonêyhen yaharghun velo' ye'shâmu umokherêyhenyo'mar bârukh Adonay va'`shir vero`êyhem lo' yachmol `alêyhen
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6
|Zacarías 11:6|
kiy lo' 'echmol `odh `al-yoshebhêy hâ'ârets ne'um-Adonay vehinnêh'ânokhiy mamtsiy' 'eth-hâ'âdhâm 'iysh beyadh-rê`êhu ubheyadh malko.vekhittethu 'eth-hâ'ârets velo' 'atsiyl miyyâdhâm
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7
|Zacarías 11:7|
vâ'er`eh 'eth-tso'nhaharêghâh lâkhên `aniyyêy hatso'n vâ'eqqach-liy shenêy maqlothle'achadh qârâ'thiy no`am ule'achadh qârâ'thiy chobheliym vâ'er`eh 'eth-hatso'n
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8
|Zacarías 11:8|
vâ'akhchidh 'eth-shelosheth hâro`iym beyerach 'echâdh vattiqtsarnaphshiy bâhem vegham-naphshâm bâchalâh bhiy
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9
|Zacarías 11:9|
vâ'omar lo' 'er`eh'ethkhem hammêthâh thâmuth vehannikhchedheth tikkâchêdh vehannish'ârothto'khalnâh 'ishâh 'eth-besar re`uthâh
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10
|Zacarías 11:10|
vâ'eqqach 'eth-maqliy 'eth-no`amvâ'eghda` 'otho lehâphêyr 'eth-beriythiy 'asher kârattiy 'eth-kâl-hâ`ammiym
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva