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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Zacarías 11:1|
pethach lebhânon delâtheykha vetho'khal 'êsh ba'arâzeykha
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2
|Zacarías 11:2|
hêylêl berosh kiy-nâphal 'erez 'asher 'addiriym shuddâdhu hêyliylu'allonêy bhâshân kiy yâradh ya`ar habbâtsur [ha][bâtsiyr]
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3
|Zacarías 11:3|
qol yilelathhâro`iym kiy shuddedhâh 'addartâm qol sha'aghath kephiyriym kiy shuddadhge'on hayyardên s
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4
|Zacarías 11:4|
koh 'âmar Adonay 'elohây re`êh 'eth-tso'nhaharêghâh
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5
|Zacarías 11:5|
'asher qonêyhen yaharghun velo' ye'shâmu umokherêyhenyo'mar bârukh Adonay va'`shir vero`êyhem lo' yachmol `alêyhen
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6
|Zacarías 11:6|
kiy lo' 'echmol `odh `al-yoshebhêy hâ'ârets ne'um-Adonay vehinnêh'ânokhiy mamtsiy' 'eth-hâ'âdhâm 'iysh beyadh-rê`êhu ubheyadh malko.vekhittethu 'eth-hâ'ârets velo' 'atsiyl miyyâdhâm
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7
|Zacarías 11:7|
vâ'er`eh 'eth-tso'nhaharêghâh lâkhên `aniyyêy hatso'n vâ'eqqach-liy shenêy maqlothle'achadh qârâ'thiy no`am ule'achadh qârâ'thiy chobheliym vâ'er`eh 'eth-hatso'n
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8
|Zacarías 11:8|
vâ'akhchidh 'eth-shelosheth hâro`iym beyerach 'echâdh vattiqtsarnaphshiy bâhem vegham-naphshâm bâchalâh bhiy
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9
|Zacarías 11:9|
vâ'omar lo' 'er`eh'ethkhem hammêthâh thâmuth vehannikhchedheth tikkâchêdh vehannish'ârothto'khalnâh 'ishâh 'eth-besar re`uthâh
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10
|Zacarías 11:10|
vâ'eqqach 'eth-maqliy 'eth-no`amvâ'eghda` 'otho lehâphêyr 'eth-beriythiy 'asher kârattiy 'eth-kâl-hâ`ammiym
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva