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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Zacarías 3:1|
vayyar'êniy 'eth-yehoshua` hakkohên haggâdhol `omêdhliphnêy mal'akh Adonay vehasâthân `omêdh `al-yemiyno lesithno
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2
|Zacarías 3:2|
vayyo'mer Adonay 'el-hasâthân yigh`ar Adonay bekha hasâthânveyigh`ar Adonay bekha habbochêr biyrushâlâim halo' zeh 'udh mutsâlmê'êsh
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3
|Zacarías 3:3|
viyhoshua` hâyâh lâbhush beghâdhiym tso'iym ve`omêdh liphnêyhammal'âkh
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4
|Zacarías 3:4|
vayya`an vayyo'mer 'el-hâ`omedhiym lephânâyvlê'mor hâsiyru habbeghâdhiym hatso'iym mê`âlâyv vayyo'mer 'êlâyv.re'êh he`ebhartiy mê`âleykha `avonekha vehalbêsh 'othekha machalâtsoth
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5
|Zacarías 3:5|
vâ'omar yâsiymu tsâniyph thâhor `al-ro'sho vayyâsiymu hatsâniyphhathâhor `al-ro'sho vayyalbishuhu beghâdhiym umal'akh Adonay`omêdh
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6
|Zacarías 3:6|
vayyâ`adh mal'akh Adonay biyhoshua` lê'mor
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|Zacarías 3:7|
koh-'âmar Adonay tsebhâ'oth 'im-bidhrâkhay têlêkh ve'im 'eth-mishmartiy thishmor vegham-'attâh tâdhiyn 'eth-bêythiy vegham tishmor'eth-chatsêrây venâthattiy lekha mahlekhiym bêyn hâ`omedhiym hâ'êlleh
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8
|Zacarías 3:8|
shema`-nâ' yehoshua` hakkohên haggâdhol 'attâh verê`eykhahayyoshebhiym lephâneykha kiy-'anshêy mophêth hêmmâh kiy-hineniymêbhiy' 'eth-`abhdiy tsemach
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9
|Zacarías 3:9|
kiy hinnêh hâ'ebhen 'asher nâthattiy liphnêyyehoshua` `al-'ebhen 'achath shibh`âh `êynâyim hineniy mephattêachpittuchâh ne'um Adonay tsebhâ'oth umashtiy 'eth-`avon hâ'ârets-hahiy' beyom 'echâdh
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10
|Zacarías 3:10|
bayyom hahu' ne'um Adonay tsebhâ'othtiqre'u 'iysh lerê`êhu 'el-tachath gephen ve'el-tachath te'ênâh
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva