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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Zacarías 12:1|
masâ' dhebhar-Adonay `al-yisrâ'êl ne'um-Adonaynotheh shâmayim veyosêdh 'ârets veyotsêr ruach-'âdhâm beqirbo ph
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2
|Zacarías 12:2|
hinnêh 'ânokhiy sâm 'eth-yerushâlaim saph-ra`al lekhol-hâ`ammiymsâbhiybh vegham `al-yehudhâh yihyeh bhammâtsor `al-yerushâlâim
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3
|Zacarías 12:3|
vehâyâh bhayyom-hahu' 'âsiym 'eth-yerushâlaim 'ebhen ma`amâsâhlekhol-hâ`ammiym kol-`omeseyhâ sâroth yisârêthu vene'esphu `âleyhâkol goyêy hâ'ârets
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4
|Zacarías 12:4|
bayyom hahu' ne'um-Adonay 'akkeh khol-sus battimmâhon verokhebho bashiggâ`on ve`al-bêyth yehudhâh 'ephqach.'eth-`êynay vekhol sus hâ`ammiym 'akkeh ba`ivvâron
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5
|Zacarías 12:5|
ve'âmru'alluphêy yehudhâh belibbâm 'amtsâh liy yoshebhêy yerushâlaim bayhvhtsebhâ'oth 'elohêyhem
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6
|Zacarías 12:6|
bayyom hahu' 'âsiym 'eth-'alluphêy yehudhâhkekhiyyor 'êsh be`êtsiym ukhelappiydh 'êsh be`âmiyr ve'âkhlu `al-yâmiynve`al-semo'vl 'eth-kâl-hâ`ammiym sâbhiybh veyâshbhâh yerushâlaim `odhtachteyhâ biyrushâlâim ph
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7
|Zacarías 12:7|
vehoshiya` Adonay 'eth-'oholêy yehudhâhbâri'shonâh lema`an lo'-thighdal tiph'ereth bêyth-dâviydh vethiph'ereth yoshêbhyerushâlaim `al-yehudhâh
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8
|Zacarías 12:8|
bayyom hahu' yâghên Adonay be`adhyoshêbh yerushâlaim vehâyâh hannikhshâl bâhem bayyom hahu'kedhâviydh ubhêyth dâviydh kê'lohiym kemal'akh Adonay liphnêyhem
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9
|Zacarías 12:9|
vehâyâh bayyom hahu' 'abhaqqêsh lehashmiydh 'eth-kâl-haggoyimhabbâ'iym `al-yerushâlâim
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10
|Zacarías 12:10|
veshâphakhtiy `al-bêyth dâviydh ve`al yoshêbhyerushâlaim ruach chên vethachanuniym vehibbiythu 'êlay 'êth 'asher-dâqâru vesâphdhu `âlâyv kemispêdh `al-hayyâchiydh vehâmêr `âlâyvkehâmêr `al-habbekhor
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva