-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|João 13:1|
pro de tês eortês tou pascha eidôs o iêsous oti a=êlthen tsb=elêluthen autou ê ôra ina metabê ek tou kosmou toutou pros ton patera agapêsas tous idious tous en tô kosmô eis telos êgapêsen autous
-
2
|João 13:2|
kai deipnou a=ginomenou tsb=genomenou tou diabolou êdê beblêkotos eis tên kardian a=ina a=paradoi a=auton a=ioudas tsb=iouda simônos iskariôtou tsb=ina tsb=auton tsb=paradô
-
3
|João 13:3|
eidôs tsb=o tsb=iêsous oti panta a=edôken tsb=dedôken autô o patêr eis tas cheiras kai oti apo theou exêlthen kai pros ton theon upagei
-
4
|João 13:4|
egeiretai ek tou deipnou kai tithêsin ta imatia kai labôn lention diezôsen eauton
-
5
|João 13:5|
eita ballei udôr eis ton niptêra kai êrxato niptein tous podas tôn mathêtôn kai ekmassein tô lentiô ô ên diezôsmenos
-
6
|João 13:6|
erchetai oun pros simôna petron tsb=kai legei autô tsb=ekeinos kurie su mou nipteis tous podas
-
7
|João 13:7|
apekrithê iêsous kai eipen autô o egô poiô su ouk oidas arti gnôsê de meta tauta
-
8
|João 13:8|
legei autô petros ou mê nipsês a=mou tous podas tsb=mou eis ton aiôna apekrithê tsb=autô tsb=o iêsous a=autô ean mê nipsô se ouk echeis meros met emou
-
9
|João 13:9|
legei autô simôn petros kurie mê tous podas mou monon alla kai tas cheiras kai tên kephalên
-
10
|João 13:10|
legei autô o iêsous o leloumenos a=ouk tsb=ou tsb=chreian echei a=chreian a=ei a=mê tsb=ê tous podas nipsasthai all estin katharos olos kai umeis katharoi este all ouchi pantes
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 100-105
02 de julho LAB 549
UM PROBLEMA DOS NOTICIÁRIOS
SALMOS 100-105
Você gosta de assistir aos noticiários na TV? “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmo 101:3).
Há anos, perdi o hábito de assistir aos telejornais ou revistas eletrônicas dos principais canais de TV. Hoje, leio alguma coluna de reflexão ou matéria de turismo em alguma fonte impressa esporadicamente. Pensei que passaria a ser alguém, como dizem, “desinformado”. Para minha surpresa, além de não perder nada, passei a ter uma percepção mais aguçada para muitas coisas. E se você duvida, para argumentar o contrário, experimente primeiro passar um semestre sem se abeberar dessas fontes, pelo menos. Vai descobrir o mesmo.
Quando dizemos que precisamos de todas as informações transmitidas pela mídia para ser pessoas bem informadas, estamos estreitando a dimensão universal de tudo o que existe. Como seria possível colocar a totalidade dos fatos ocorridos em todos os horários e locais, os procedimentos, contextos, ideias e pessoas, em espaços tão limitados de veiculação informativa? É óbvio que o divulgador opta por divulgar o que quer. Como quer ser visto, usa como critério para esse filtro, o que seu contemplador gostará de assistir. Como Satanás nos aguça a gostar mais daquilo que não presta, aí entra o sensacionalismo.
A prática do jornal é um sensacionalismo não assumido (muitos discordam disso) exatamente por distorcer diante do seu consumidor final o universalismo da realidade. Se você gastar as 12 horas claras do dia na movimentação urbana, provavelmente verá muita coisa normal e até boa. Mas, na sua TV, verá um quadro de desgraças repintando a mesma realidade. Você viu inúmeras esquinas e cruzamentos apertadíssimos, com intensa complexidade semafórica, onde milhares de automóveis e pedestres cruzaram durante o dia sem colidir. Porém, no telejornal, contemplará, como se fosse um todo da realidade urbana, os isoladíssimos acidentes de trânsito que aconteceram; foram farejados, chafurdados e exibidos. Por que o jornalista não gastou seu tempo mostrando como o trânsito é complexo e funciona relativamente tão bem? Por que não empregou seus esforços em fazer uma matéria que ensinasse como ter mais destrezas, percepção e cuidados em pontos específicos do tráfego que são críticos? Na linguagem técnica, não é “matéria quente”. Ou seja, é a notícia que não vende e não conquista audiência. Uma das características do sensacionalismo é a de não se preocupar com o que a pessoa precisa ver, mas somente com o que ela quer ver. A partir desta bitolação, a prioridade de formar, educar e redimir é sacrificada. Qual a vantagem em assistir a notificação de um acidente de trânsito? É melhor ler minha Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva