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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|João 5:1|
meta tauta ên b=[ê] eortê tôn ioudaiôn kai anebê tsb=o iêsous eis ierosoluma
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2
|João 5:2|
estin de en tois ierosolumois epi tê probatikê kolumbêthra ê epilegomenê ebraisti a=bêthzatha tsb=bêthesda pente stoas echousa
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3
|João 5:3|
en tautais katekeito plêthos tsb=polu tôn asthenountôn tuphlôn chôlôn xêrôn tsb=ekdechomenôn tsb=tên tsb=tou tsb=udatos tsb=kinêsin
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4
|João 5:4|
tsb=aggelos tsb=gar tsb=kata tsb=kairon tsb=katebainen tsb=en tsb=tê tsb=kolumbêthra tsb=kai tsb=etarassen tsb=to tsb=udôr tsb=o tsb=oun tsb=prôtos tsb=embas tsb=meta tsb=tên tsb=tarachên tsb=tou tsb=udatos tsb=ugiês tsb=egineto tsb=ô tsb=dêpote tsb=katei
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5
|João 5:5|
ên de tis anthrôpos ekei abs=triakonta s=kai ab=[kai] abs=oktô t=triakontaoktô etê echôn en tê astheneia a=autou
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6
|João 5:6|
touton idôn o iêsous katakeimenon kai gnous oti polun êdê chronon echei legei autô theleis ugiês genesthai
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7
|João 5:7|
apekrithê autô o asthenôn kurie anthrôpon ouk echô ina otan tarachthê to udôr ab=balê ts=ballê me eis tên kolumbêthran en ô de erchomai egô allos pro emou katabainei
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8
|João 5:8|
legei autô o iêsous a=egeire tsb=egeirai aron ton a=krabatton tsb=krabbaton sou kai peripatei
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9
|João 5:9|
kai eutheôs egeneto ugiês o anthrôpos kai êren ton a=krabatton tsb=krabbaton autou kai periepatei ên de sabbaton en ekeinê tê êmera
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10
|João 5:10|
elegon oun oi ioudaioi tô tetherapeumenô sabbaton estin a=kai ouk exestin soi arai ton a=krabatton a=sou tsb=krabbaton
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva