-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|João 19:1|
tote oun elaben o pilatos ton iêsoun kai emastigôsen
-
2
|João 19:2|
kai oi stratiôtai plexantes stephanon ex akanthôn epethêkan autou tê kephalê kai imation porphuroun periebalon auton
-
3
|João 19:3|
kai a=êrchonto a=pros a=auton a=kai elegon chaire o basileus tôn ioudaiôn kai a=edidosan tsb=edidoun autô rapismata
-
4
|João 19:4|
a=kai exêlthen tsb=oun palin exô o pilatos kai legei autois ide agô umin auton exô ina gnôte oti tsb=en tsb=autô oudemian aitian euriskô a=en a=autô
-
5
|João 19:5|
exêlthen oun o iêsous exô phorôn ton akanthinon stephanon kai to porphuroun imation kai legei autois a=idou tsb=ide o anthrôpos
-
6
|João 19:6|
ote oun eidon auton oi archiereis kai oi upêretai ekraugasan legontes staurôson staurôson b=auton legei autois o pilatos labete auton umeis kai staurôsate egô gar ouch euriskô en autô aitian
-
7
|João 19:7|
apekrithêsan autô oi ioudaioi êmeis nomon echomen kai kata ton nomon tsb=êmôn opheilei apothanein oti tsb=eauton uion s=tou theou a=eauton epoiêsen
-
8
|João 19:8|
ote oun êkousen o pilatos touton ton logon mallon ephobêthê
-
9
|João 19:9|
kai eisêlthen eis to praitôrion palin kai legei tô iêsou pothen ei su o de iêsous apokrisin ouk edôken autô
-
10
|João 19:10|
legei oun autô o pilatos emoi ou laleis ouk oidas oti exousian echô a=apolusai tsb=staurôsai se kai exousian echô a=staurôsai tsb=apolusai se
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 100-105
02 de julho LAB 549
UM PROBLEMA DOS NOTICIÁRIOS
SALMOS 100-105
Você gosta de assistir aos noticiários na TV? “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmo 101:3).
Há anos, perdi o hábito de assistir aos telejornais ou revistas eletrônicas dos principais canais de TV. Hoje, leio alguma coluna de reflexão ou matéria de turismo em alguma fonte impressa esporadicamente. Pensei que passaria a ser alguém, como dizem, “desinformado”. Para minha surpresa, além de não perder nada, passei a ter uma percepção mais aguçada para muitas coisas. E se você duvida, para argumentar o contrário, experimente primeiro passar um semestre sem se abeberar dessas fontes, pelo menos. Vai descobrir o mesmo.
Quando dizemos que precisamos de todas as informações transmitidas pela mídia para ser pessoas bem informadas, estamos estreitando a dimensão universal de tudo o que existe. Como seria possível colocar a totalidade dos fatos ocorridos em todos os horários e locais, os procedimentos, contextos, ideias e pessoas, em espaços tão limitados de veiculação informativa? É óbvio que o divulgador opta por divulgar o que quer. Como quer ser visto, usa como critério para esse filtro, o que seu contemplador gostará de assistir. Como Satanás nos aguça a gostar mais daquilo que não presta, aí entra o sensacionalismo.
A prática do jornal é um sensacionalismo não assumido (muitos discordam disso) exatamente por distorcer diante do seu consumidor final o universalismo da realidade. Se você gastar as 12 horas claras do dia na movimentação urbana, provavelmente verá muita coisa normal e até boa. Mas, na sua TV, verá um quadro de desgraças repintando a mesma realidade. Você viu inúmeras esquinas e cruzamentos apertadíssimos, com intensa complexidade semafórica, onde milhares de automóveis e pedestres cruzaram durante o dia sem colidir. Porém, no telejornal, contemplará, como se fosse um todo da realidade urbana, os isoladíssimos acidentes de trânsito que aconteceram; foram farejados, chafurdados e exibidos. Por que o jornalista não gastou seu tempo mostrando como o trânsito é complexo e funciona relativamente tão bem? Por que não empregou seus esforços em fazer uma matéria que ensinasse como ter mais destrezas, percepção e cuidados em pontos específicos do tráfego que são críticos? Na linguagem técnica, não é “matéria quente”. Ou seja, é a notícia que não vende e não conquista audiência. Uma das características do sensacionalismo é a de não se preocupar com o que a pessoa precisa ver, mas somente com o que ela quer ver. A partir desta bitolação, a prioridade de formar, educar e redimir é sacrificada. Qual a vantagem em assistir a notificação de um acidente de trânsito? É melhor ler minha Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva