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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|João 16:1|
tauta lelalêka umin ina mê skandalisthête
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2
|João 16:2|
aposunagôgous poiêsousin umas all erchetai ôra ina pas o apokteinas umas doxê latreian prospherein tô theô
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3
|João 16:3|
kai tauta poiêsousin ts=umin oti ouk egnôsan ton patera oude eme
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4
|João 16:4|
alla tauta lelalêka umin ina otan elthê ê ôra a=autôn mnêmoneuête autôn oti egô eipon umin tauta de umin ex archês ouk eipon oti meth umôn êmên
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5
|João 16:5|
nun de upagô pros ton pempsanta me kai oudeis ex umôn erôta me pou upageis
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6
|João 16:6|
all oti tauta lelalêka umin ê lupê peplêrôken umôn tên kardian
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7
|João 16:7|
all egô tên alêtheian legô umin sumpherei umin ina egô apelthô ean gar b=egô mê apelthô o paraklêtos ouk eleusetai pros umas ean de poreuthô pempsô auton pros umas
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8
|João 16:8|
kai elthôn ekeinos elegxei ton kosmon peri amartias kai peri dikaiosunês kai peri kriseôs
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9
|João 16:9|
peri amartias men oti ou pisteuousin eis eme
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10
|João 16:10|
peri dikaiosunês de oti pros ton patera tsb=mou upagô kai ab=ouketi ts=ouk ts=eti theôreite me
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Sugestões
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02 de julho LAB 549
UM PROBLEMA DOS NOTICIÁRIOS
SALMOS 100-105
Você gosta de assistir aos noticiários na TV? “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmo 101:3).
Há anos, perdi o hábito de assistir aos telejornais ou revistas eletrônicas dos principais canais de TV. Hoje, leio alguma coluna de reflexão ou matéria de turismo em alguma fonte impressa esporadicamente. Pensei que passaria a ser alguém, como dizem, “desinformado”. Para minha surpresa, além de não perder nada, passei a ter uma percepção mais aguçada para muitas coisas. E se você duvida, para argumentar o contrário, experimente primeiro passar um semestre sem se abeberar dessas fontes, pelo menos. Vai descobrir o mesmo.
Quando dizemos que precisamos de todas as informações transmitidas pela mídia para ser pessoas bem informadas, estamos estreitando a dimensão universal de tudo o que existe. Como seria possível colocar a totalidade dos fatos ocorridos em todos os horários e locais, os procedimentos, contextos, ideias e pessoas, em espaços tão limitados de veiculação informativa? É óbvio que o divulgador opta por divulgar o que quer. Como quer ser visto, usa como critério para esse filtro, o que seu contemplador gostará de assistir. Como Satanás nos aguça a gostar mais daquilo que não presta, aí entra o sensacionalismo.
A prática do jornal é um sensacionalismo não assumido (muitos discordam disso) exatamente por distorcer diante do seu consumidor final o universalismo da realidade. Se você gastar as 12 horas claras do dia na movimentação urbana, provavelmente verá muita coisa normal e até boa. Mas, na sua TV, verá um quadro de desgraças repintando a mesma realidade. Você viu inúmeras esquinas e cruzamentos apertadíssimos, com intensa complexidade semafórica, onde milhares de automóveis e pedestres cruzaram durante o dia sem colidir. Porém, no telejornal, contemplará, como se fosse um todo da realidade urbana, os isoladíssimos acidentes de trânsito que aconteceram; foram farejados, chafurdados e exibidos. Por que o jornalista não gastou seu tempo mostrando como o trânsito é complexo e funciona relativamente tão bem? Por que não empregou seus esforços em fazer uma matéria que ensinasse como ter mais destrezas, percepção e cuidados em pontos específicos do tráfego que são críticos? Na linguagem técnica, não é “matéria quente”. Ou seja, é a notícia que não vende e não conquista audiência. Uma das características do sensacionalismo é a de não se preocupar com o que a pessoa precisa ver, mas somente com o que ela quer ver. A partir desta bitolação, a prioridade de formar, educar e redimir é sacrificada. Qual a vantagem em assistir a notificação de um acidente de trânsito? É melhor ler minha Bíblia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva