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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Neemias 8:1|
vayyê'âsephu khol-hâ`âm ke'iysh 'echâdh 'el-hârchobh 'asherliphnêy sha`ar-hammâyim vayyo'mru le`ezrâ' hassophêr lehâbhiy''eth-sêpher torath mosheh 'asher-tsivvâh Adonay 'eth-yisrâ'êl
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2
|Neemias 8:2|
vayyâbhiy' `ezrâ' hakkohên 'eth-hattorâh liphnêy haqqâhâl mê'iyshve`adh-'ishâh vekhol mêbhiyn lishmoa` beyom 'echâdh lachodhesh hashebhiy`iy
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3
|Neemias 8:3|
vayyiqrâ'-bho liphnêy hârchobh 'asher liphnêy sha`ar-hammayim min-hâ'or `adh-machatsiyth hayyom neghedh hâ'anâshiym vehannâshiymvehammebhiyniym ve'âznêy khol-hâ`âm 'el-sêpher hattorâh
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4
|Neemias 8:4|
vayya`amodh `ezrâ' hassophêr `al-mighdal-`êts 'asher `âsu laddâbhârvayya`amodh 'etslo mattithyâh veshema` va`anâyâh ve'uriyyâhvechilqiyyâh uma`asêyâh `al-yemiyno umisemo'lo pedhâyâhumiyshâ'êl umalkiyyâh vechâshum vechashbaddânâh zekharyâh meshullâmph
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5
|Neemias 8:5|
vayyiphtach `ezrâ' hassêpher le`êynêy khol-hâ`âm kiy-mê`al kol-hâ`âm hâyâh ukhephithcho `âmdhu khol-hâ`âm
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6
|Neemias 8:6|
vaybhârekh `ezrâ' 'eth-Adonay hâ'elohiym haggâdhol vayya`anu khol-hâ`âm 'âmên'âmên bemo`al yedhêyhem vayyiqqedhu vayyishtachavu layhvh'appayim 'ârtsâh
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7
|Neemias 8:7|
veyêshua` ubhâniy veshêrêbheyâh yâmiyn `aqqubhshabbethay hodhiyyâh ma`asêyâh qeliythâ' `azaryâh yozâbhâdh chânânpelâ'yâh vehalviyyim mebhiyniym 'eth-hâ`âm lattorâh vehâ`âm`al-`âmdhâm
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8
|Neemias 8:8|
vayyiqre'u bhassêpher bethorath hâ'elohiym mephorâshvesom sekhel vayyâbhiynu bammiqrâ' s
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9
|Neemias 8:9|
vayyo'mer nechemyâhhu' hattirshâthâ' ve`ezrâ' hakkohên hassophêr vehalviyyimhammebhiyniym 'eth-hâ`âm lekhol-hâ`âm hayyom qâdhosh-hu' layhvh'elohêykhem 'al-tith'abbelu ve'al-tibhku kiy bhokhiym kol-hâ`âmkeshâm`âm 'eth-dibhrêy hattorâh
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10
|Neemias 8:10|
vayyo'mer lâhem lekhu 'ikhlumashmanniym ushethu mamthaqqiym veshilchu mânoth le'êyn nâkhon lokiy-qâdhosh hayyom la'adhonêynu ve'al-tê`âtsêbhu kiy-chedhvathAdonay hiy' mâ`uzzekhem
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva