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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Romanos 9:1|
alêtheian legô en christô ou pseudomai summarturousês moi tês suneidêseôs mou en pneumati agiô
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2
|Romanos 9:2|
oti lupê moi estin megalê kai adialeiptos odunê tê kardia mou
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3
|Romanos 9:3|
b=euchomên ats=êuchomên gar tsb=autos tsb=egô anathema einai a=autos a=egô apo tou christou uper tôn adelphôn mou tôn suggenôn mou kata sarka
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4
|Romanos 9:4|
oitines eisin israêlitai ôn ê uiothesia kai ê doxa kai ai diathêkai kai ê nomothesia kai ê latreia kai ai epaggeliai
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5
|Romanos 9:5|
ôn oi pateres kai ex ôn o christos to kata sarka o ôn epi pantôn theos eulogêtos eis tous aiônas amên
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6
|Romanos 9:6|
ouch oion de oti ekpeptôken o logos tou theou ou gar pantes oi ex israêl outoi israêl
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7
|Romanos 9:7|
oud oti eisin sperma abraam pantes tekna all en isaak klêthêsetai soi sperma
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8
|Romanos 9:8|
ab=tout ab=estin ts=toutestin ou ta tekna tês sarkos tauta tekna tou theou alla ta tekna tês epaggelias logizetai eis sperma
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9
|Romanos 9:9|
epaggelias gar o logos outos kata ton kairon touton eleusomai kai estai tê sarra uios
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10
|Romanos 9:10|
ou monon de alla kai rebekka ex enos koitên echousa isaak tou patros êmôn
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Sugestões
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03 de setembro LAB 612
APROVEITE A DISCIPLINA POR AMOR
Ezequiel 21-23
O que significa a expressão “o cetro de meu filho”, de Ezequiel 21:10?
Pra entender essa figura, você precisa tentar entender todo o trecho de texto. Ezequiel 21:8-17 trata da Espada Afiada e Polida.
Na sequência dos capítulos anteriores, o terror da destruição próxima de Jerusalém é descrito neste oráculo aqui, em termos ainda assustadores. A espada não só estava desembainhada, mas está afiada e polida para o dia da matança (v.10). Não era ocasião nem para regozijo, nem para zombaria. Por ocasião do sítio de Jerusalém por Senaqueribe nos dias do rei Ezequias, houve aqueles que, com o maior cinismo, estavam se preparando para o desastre que ameaçava engolfar a cidade dizendo: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (Isaías 22:13). Aparentemente, a história iria repetir-se ao Jerusalém ser sitiada pelos exércitos de Nabucodonosor. Esta diferença cínica em face de um perigo mortal reproduziu-se por ocasião do banquete que Belsazar ofereceu a seus grandes à véspera da tomada de Babilônia pelas tropas de Ciro (Daniel 5).
A frase final do v.10, que, a princípio, oferece umas certas dificuldades para ser entendida, poderia ser traduzida assim: “O cetro [na NVI, vareta] de meu filho despreza qualquer [outro] pau”. O termo hebraico “shebet” significa não somente “cetro”, mas também “tribo”. Nas bênçãos que Jacó proferiu em seu leito de morte somente de Judá diz ele beni, “filho meu” (Gênesis 49:9). Levando em consideração estes dois fatos, a frase “a tribo de meu filho” seria uma referência à tribo de Judá. O sentido de toda a frase seria então: “Judá despreza qualquer pau”. “Pau” teria neste contexto o sentido de “castigo”. Como Judá tinha desprezado os castigos mais leves do passado representados pelo “pau”, teria agora que sofrer o castigo da espada afiada e polida.
Através do “matador” do v.11, que é o NABUCODONOSOR, ou melhor, o exército que ele comandava, iria acontecer uma guerra contra todo o povo de Judá, e mesmo os príncipes não escapariam (v.12). O castigo seria feio. Judá, que tinha desprezado os castigos anteriores expressados pela vara, não sobreviveria ao castigo da espada (versos 13 e 10). A carnificina que ocorreria por ocasião do sítio e conquista de Jerusalém é descrita em termos horripilantes nos vv.14-17. E isso tudo realmente aconteceu. Infelizmente.
Lição de aplicação para a nossa vida: quando Deus nos permitir uma leve conseqüência ruim, em vez de desprezarmos a repreensão ou, em vez de até mesmo reclamar com Deus, o melhor é procurar aprender a lição enquanto a disciplina é leve. Caso contrário, a repreensão posterior pode ser insuportável. Concluindo tudo, o conselho é: aproveite a disciplina por amor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva