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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Daniel 12:1|
ubhâ`êth hahiy' ya`amodh miykhâ'êl hasar haggâdholhâ`omêdh `al-benêy `ammekha vehâyethâh `êth tsârâh 'asher lo'-nihyethâhmihyoth goy `adh hâ`êth hahiy' ubhâ`êth hahiy' yimmâlêth `ammekhakol-hannimtsâ' kâthubh bassêpher
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2
|Daniel 12:2|
verabbiym miyyeshênêy'adhmath-`âphâr yâqiytsu 'êlleh lechayyêy `olâm ve'êlleh lacharâphothledhir'on `olâm s
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3
|Daniel 12:3|
vehammaskiliym yazhiru kezohar hârâqiya`umatsdiyqêy hârabbiym kakkokhâbhiym le`olâm vâ`edh ph
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4
|Daniel 12:4|
ve'attâhdhâniyyê'l sethom haddebhâriym vachathom hassêpher `adh-`êth qêts yeshothethurabbiym vethirbeh haddâ`ath
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5
|Daniel 12:5|
verâ'iythiy 'aniy dhâniyyê'l vehinnêhshenayim 'achêriym `omedhiym 'echâdh hênnâh lisphath hay'or ve'echâdhhênnâh lisphath hay'or
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6
|Daniel 12:6|
vayyo'mer lâ'iysh lebhush habbaddiym 'ashermimma`al lemêymêy hay'or `adh-mâthay qêts happelâ'oth
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7
|Daniel 12:7|
vâ'eshma`'eth-hâ'iysh lebhush habbaddiym 'asher mimma`al lemêymêy hay'orvayyârem yemiyno usemo'lo 'el-hashâmayim vayyishâbha` bechêyhâ`olâm kiy lemo`êdh mo`adhiym vâchêtsiy ukhekhalloth nappêts yadh-`am-qodhesh tikhleynâh khol-'êlleh
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8
|Daniel 12:8|
va'aniy shâma`tiy velo' 'âbhiynvâ'omerâh 'adhoniy mâh 'achariyth 'êlleh ph
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9
|Daniel 12:9|
vayyo'mer lêkh dâniyyê'lkiy-sethumiym vachathumiym haddebhâriym `adh-`êth qêts
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10
|Daniel 12:10|
yithbâraruveyithlabbenu veyitsârphu rabbiym vehirshiy`u reshâ`iym velo' yâbhiynukol-reshâ`iym vehammaskiliym yâbhiynu
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva