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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|IsaÃas 17:1|
masâ' dammâseq hinnêh dhammeseq musâr mê`iyrvehâyethâh me`iy mappâlâh
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2
|IsaÃas 17:2|
`azubhoth `ârêy `aro`êr la`adhâriymtihyeynâh verâbhetsu ve'êyn machariydh
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3
|IsaÃas 17:3|
venishbath mibhtsâr mê'ephrayimumamlâkhâh middammeseq ushe'âr 'arâm kikhbhodh benêy-yisrâ'êlyihyu ne'um Adonay tsebhâ'oth s
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4
|IsaÃas 17:4|
vehâyâh bayyom hahu' yiddalkebhodh ya`aqobh umishman besâro yêrâzeh
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5
|IsaÃas 17:5|
vehâyâh ke'esoph qâtsiyrqâmâh uzero`o shibboliym yiqtsor vehâyâh kimlaqqêth shibboliymbe`êmeq rephâ'iym
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6
|IsaÃas 17:6|
venish'ar-bo `olêloth kenoqeph zayith shenayimsheloshâh gargeriym bero'sh 'âmiyr 'arbâ`âh chamishâh bis`ipheyhâporiyyâh ne'um-Adonay 'elohêy yisrâ'êl s
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7
|IsaÃas 17:7|
bayyom hahu'yish`eh hâ'âdhâm `al-`osêhu ve`êynâyv 'el-qedhosh yisrâ'êl tir'eynâh
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8
|IsaÃas 17:8|
velo' yish`eh 'el-hammizbechoth ma`asêh yâdhâyv va'asher `âsu'etsbe`othâyv lo' yir'eh vehâ'ashêriym vehâchammâniym
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9
|IsaÃas 17:9|
bayyomhahu' yihyu `ârêy mâ`uzzo ka`azubhath hachoresh vehâ'âmiyr 'asher`âzebhu mippenêy benêy yisrâ'êl vehâyethâh shemâmâh
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10
|IsaÃas 17:10|
kiy shâkhachat'elohêy yish`êkh vetsur mâ`uzzêkh lo' zâkhort `al-kên tithe`iy nith`êyna`amâniym uzemorath zâr tizrâ`ennu
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva