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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|IsaÃas 36:1|
vayhiy be'arba` `esrêh shânâh lammelekh chizqiyyâhu `âlâhsanchêriybh melekh-'ashur `al kol-`ârêy yehudhâh habbetsurothvayyithpesêm
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2
|IsaÃas 36:2|
vayyishlach melekh-'ashur 'eth-rabh-shâqêh millâkhiyshyerushâlamâh 'el-hammelekh chizqiyyâhu bechêyl kâbhêdh vayya`amodhbith`âlath habberêkhâh hâ`elyonâh bimsillath sedhêh khobhês
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3
|IsaÃas 36:3|
vayyêtsê''êlâyv 'elyâqiym ben-chilqiyyâhu 'asher `al-habbâyith veshebhnâ'hassophêr veyo'âch ben-'âsâph hammazkiyr
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4
|IsaÃas 36:4|
vayyo'mer 'alêyhemrabh-shâqêh 'imru-nâ' 'el-chizqiyyâhu koh-'âmar hammelekhhaggâdhol melekh 'ashur mâh habbithâchon hazzeh 'asher bâthâchtâ
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5
|IsaÃas 36:5|
'âmartiy 'akh-debhar-sephâthayim `êtsâh ughebhurâh lammilchâmâh `attâh`al-miy bhâthachtâ kiy mâradhtâ biy
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6
|IsaÃas 36:6|
hinnêh bhâthachtâ `al-mish`enethhaqqâneh hârâtsuts hazzeh `al-mitsrayim 'asher yissâmêkh 'iysh `âlâyvubhâ' bhekhappo uneqâbhâh kên par`oh melekh-mitsrayim lekhol-habbothechiym `âlâyv
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7
|IsaÃas 36:7|
vekhiy-tho'mar 'êlay 'el-Adonay 'elohêynubâthâchnu halo'-hu' 'asher hêsiyr chizqiyyâhu 'eth-bâmothâyv ve'eth-mizbechothâyv vayyo'mer liyhudhâh veliyrushâlaim liphnêyhammizbêach hazzeh tishtachavu
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8
|IsaÃas 36:8|
ve`attâh hith`ârebh nâ' 'eth-'adhoniyhammelekh 'ashur ve'ettenâh lekha 'alpayim susiym 'im-tukhal lâthethlekha rokhebhiym `alêyhem
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9
|IsaÃas 36:9|
ve'êykh tâshiybh 'êth penêy phachath 'achadh`abhdhêy 'adhoniy haqthanniym vattibhthach lekha `al-mitsrayim lerekhebhulephârâshiym
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10
|IsaÃas 36:10|
ve`attâh hamibbal`adhêy Adonay `âliythiy `al-hâ'ârets hazzo'th lehashchiythâh Adonay 'âmar 'êlay `alêh 'el-.hâ'ârets hazzo'th vehashchiythâh
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva