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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Reis 12:1|
vayyêlekh rechabh`âm shekhem kiy shekhem bâ' khol-yisrâ'êllehamliykh 'otho
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2
|1 Reis 12:2|
vayhiy kishmoa` yârâbh`âm ben-nebhâth vehu' `odhennubhemitsrayim 'asher bârach mippenêy hammelekh shelomoh vayyêshebhyârâbh`âm bemitsrâyim
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3
|1 Reis 12:3|
vayyishlechu vayyiqre'u-lo vayyâbho'u[va][yâbho'] yârâbh`âm vekhol-qehal yisrâ'êl vaydhabberu 'el-rechabh`âmlê'mor
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4
|1 Reis 12:4|
'âbhiykha hiqshâh 'eth-`ullênu ve'attâh `attâh hâqêl mê`abhodhath'âbhiykha haqqâshâh umê`ullo hakkâbhêdh 'asher-nâthan `âlêynuvena`abhdhekhâ
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5
|1 Reis 12:5|
vayyo'mer 'alêyhem lekhu `odh sheloshâh yâmiymveshubhu 'êlây vayyêlekhu hâ`âm
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6
|1 Reis 12:6|
vayyivvâ`ats hammelekh rechabh`âm'eth-hazzeqêniym 'asher-hâyu `omedhiym 'eth-penêy shelomoh 'âbhiyvbihyotho chay lê'mor 'êykh 'attem no`âtsiym lehâshiybh 'eth-hâ`âm-hazzeh dâbhâr
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7
|1 Reis 12:7|
vaydhabbêr [va][yedhabberu] 'êlâyv lê'mor 'im-hayyom tihyeh-`ebhedh lâ`âm hazzeh va`abhadhtâm va`aniythâmvedhibbartâ 'alêyhem debhâriym thobhiym vehâyu lekha `abhâdhiym kol-.hayyâmiym
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8
|1 Reis 12:8|
vayya`azobh 'eth-`atsath hazzeqêniym 'asher ye`âtsuhuvayyivvâ`ats 'eth-haylâdhiym 'asher gâdhlu 'itto 'asher hâ`omedhiymlephânâyv
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9
|1 Reis 12:9|
vayyo'mer 'alêyhem mâh 'attem no`âtsiym venâshiybhdâbhâr 'eth-hâ`âm hazzeh 'asher dibberu 'êlay lê'mor hâqêl min-hâ`ol'asher-nâthan 'âbhiykha `âlêynu
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10
|1 Reis 12:10|
vaydhabberu 'êlâyv haylâdhiym 'ashergâdhlu 'itto lê'mor koh-tho'mar lâ`âm hazzeh 'asher dibberu 'êleykhalê'mor 'âbhiykha hikhbiydh 'eth-`ullênu ve'attâh hâqêl mê`âlêynu kohtedhabbêr 'alêyhem qâthânniy `âbhâh mimmothnêy 'âbhiy
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva