-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|1 Reis 8:1|
'âz yaqhêl shelomoh 'eth-ziqnêy yisrâ'êl 'eth-kâl-râ'shêyhammathoth nesiy'êy hâ'âbhoth libhnêy yisrâ'êl 'el-hammelekh shelomohyerushâlâim leha`aloth 'eth-'aron beriyth-Adonay mê`iyr dâvidh hiy'tsiyyon
-
2
|1 Reis 8:2|
vayyiqqâhalu 'el-hammelekh shelomoh kol-'iysh yisrâ'êlbeyerach hâ'êthâniym bechâgh hu' hachodhesh hashebhiy`iy
-
3
|1 Reis 8:3|
vayyâbho'ukol ziqnêy yisrâ'êl vayyis'u hakkohaniym 'eth-hâ'âron
-
4
|1 Reis 8:4|
vayya`alu'eth-'aron Adonay ve'eth-'ohel mo`êdh ve'eth-kâl-kelêy haqqodhesh'asher bâ'ohel vayya`alu 'othâm hakkohaniym vehalviyyim
-
5
|1 Reis 8:5|
vehammelekh shelomoh vekhol-`adhath yisrâ'êl hanno`âdhiym `âlâyv 'ittoliphnêy hâ'âron mezabbechiym tso'n ubhâqâr 'asher lo'-yissâphru velo'yimmânu mêrobh
-
6
|1 Reis 8:6|
vayyâbhi'u hakkohaniym 'eth-'aron beriyth-Adonay 'el-meqomo 'el-debhiyr habbayith 'el-qodhesh haqqodhâshiym.'el-tachath kanphêy hakkerubhiym
-
7
|1 Reis 8:7|
kiy hakkerubhiym poresiymkenâphayim 'el-meqom hâ'âron vayyâsokku hakkerubhiym `al-hâ'âron ve`al-baddâyv milmâ`lâh
-
8
|1 Reis 8:8|
vayya'arikhu habbaddiymvayyêrâ'u râ'shêy habbaddiym min-haqqodhesh `al-penêy haddebhiyrvelo' yêrâ'u hachutsâh vayyihyu shâm `adh hayyom hazzeh
-
9
|1 Reis 8:9|
'êynbâ'âron raq shenêy luchoth hâ'abhâniym 'asher hinniach shâm moshehbechorêbh 'asher kârath Adonay `im-benêy yisrâ'êl betsê'thâm mê'eretsmitsrâyim
-
10
|1 Reis 8:10|
vayhiy betsê'th hakkohaniym min-haqqodhesh vehe`ânânmâlê' 'eth-bêyth Adonay
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 7-9
13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva