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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Reis 2:1|
vayyiqrebhu yemêy-dhâvidh lâmuth vaytsav 'eth-shelomohbheno lê'mor
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2
|1 Reis 2:2|
'ânokhiy holêkh bedherekh kol-hâ'ârets vechâzaqtâvehâyiythâ le'iysh
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3
|1 Reis 2:3|
veshâmartâ 'eth-mishmereth Adonay 'eloheykhalâlekheth bidhrâkhâyv lishmor chuqqothâyv mitsvothâyv umishpâthâyvve`êdhevothâyv kakkâthubh bethorath mosheh lema`an taskiyl 'êth kol-'asherta`aseh ve'êth kol-'asher tiphneh shâm
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4
|1 Reis 2:4|
lema`an yâqiym Adonay'eth-debhâro 'asher dibber `âlay lê'mor 'im-yishmeru bhâneykha 'eth-darkâm lâlekheth lephânay be'emeth bekhol-lebhâbhâm ubhekhâl-naphshâmlê'mor lo'-yikkârêth lekha 'iysh mê`al kissê' yisrâ'êl
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5
|1 Reis 2:5|
vegham 'attâhyâdha`tâ 'êth 'asher-`âsâh liy yo'âbh ben-tseruyâh 'asher `âsâh lishnêy-sârêy tsibh'oth yisrâ'êl le'abhnêr ben-nêr vela`amâsâ' bhen-yethervayyaharghêm vayyâsem demêy-milchâmâh beshâlom vayyittêndemêy milchâmâh bachaghorâtho 'asher bemothnâyv ubhena`alo 'asherberaghlâyv
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6
|1 Reis 2:6|
ve`âsiythâ kechâkhmâthekha velo'-thorêdh sêybhâtho beshâlomshe'ol s
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7
|1 Reis 2:7|
velibhnêy bharzillay haggil`âdhiy ta`aseh-chesedh vehâyube'okhelêy shulchânekha kiy-khên qârbhu 'êlay bebhorchiy mippenêy'abhshâlom 'âchiykha
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8
|1 Reis 2:8|
vehinnêh `immekha shim`iy bhen-gêrâ' bhen-haymiyniy mibbachuriym vehu' qilelaniy qelâlâh nimretseth beyomlekhtiy machanâyim vehu'-yâradh liqrâ'thiy hayyardên vâ'eshâbha` lobhayhvh lê'mor 'im-'amiythkha bechârebh
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9
|1 Reis 2:9|
ve`attâh 'al-tenaqqêhu kiy'iysh châkhâm 'âttâh veyâdha`tâ 'êth 'asher ta`aseh-lo vehoradhtâ 'eth-sêybhâtho bedhâm she'ol
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10
|1 Reis 2:10|
vayyishkabh dâvidh `im-'abhothâyv vayyiqqâbhêrbe`iyr dâvidh ph
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva