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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Atos 12:1|
kat ekeinon de ton kairon epebalen êrôdês o basileus tas cheiras kakôsai tinas tôn apo tês ekklêsias
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2
|Atos 12:2|
aneilen de iakôbon ton adelphon iôannou a=machairê tsb=machaira
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3
|Atos 12:3|
tsb=kai idôn a=de oti areston estin tois ioudaiois prosetheto sullabein kai petron êsan de a=[ai] b=ai êmerai tôn azumôn
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4
|Atos 12:4|
on kai piasas etheto eis phulakên paradous tessarsin tetradiois stratiôtôn phulassein auton boulomenos meta to pascha anagagein auton tô laô
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5
|Atos 12:5|
o men oun petros etêreito en tê phulakê proseuchê de ên a=ektenôs tsb=ektenês ginomenê upo tês ekklêsias pros ton theon a=peri tsb=uper autou
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6
|Atos 12:6|
ote de a=êmellen a=proagagein tsb=emellen auton tsb=proagein o êrôdês tê nukti ekeinê ên o petros koimômenos metaxu duo stratiôtôn dedemenos alusesin dusin phulakes te pro tês thuras etêroun tên phulakên
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7
|Atos 12:7|
kai idou aggelos kuriou epestê kai phôs elampsen en tô oikêmati pataxas de tên pleuran tou petrou êgeiren auton legôn anasta en tachei kai a=exepesan tsb=exepeson autou ai aluseis ek tôn cheirôn
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8
|Atos 12:8|
eipen a=de tsb=te o aggelos pros auton a=zôsai tsb=perizôsai kai upodêsai ta sandalia sou epoiêsen de outôs kai legei autô peribalou to imation sou kai akolouthei moi
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9
|Atos 12:9|
kai exelthôn êkolouthei tsb=autô kai ouk êdei oti alêthes estin to ginomenon dia tou aggelou edokei de orama blepein
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10
|Atos 12:10|
dielthontes de prôtên phulakên kai deuteran a=êlthan tsb=êlthon epi tên pulên tên sidêran tên pherousan eis tên polin êtis automatê a=ênoigê tsb=ênoichthê autois kai exelthontes proêlthon rumên mian kai eutheôs apestê o aggelos ap autou
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva