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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Atos 7:1|
eipen de o archiereus ei tsb=ara tauta outôs echei
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|Atos 7:2|
o de ephê andres adelphoi kai pateres akousate o theos tês doxês ôphthê tô patri êmôn abraam onti en tê mesopotamia prin ê katoikêsai auton en charran
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3
|Atos 7:3|
kai eipen pros auton exelthe ek tês gês sou kai a=[ek] tsb=ek tês suggeneias sou kai deuro eis a=tên gên ên an soi deixô
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|Atos 7:4|
tote exelthôn ek gês chaldaiôn katôkêsen en charran kakeithen meta to apothanein ton patera autou metôkisen auton eis tên gên tautên eis ên umeis nun katoikeite
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|Atos 7:5|
kai ouk edôken autô klêronomian en autê oude bêma podos kai epêggeilato ts=autô dounai ab=autô eis kataschesin autên kai tô spermati autou met auton ouk ontos autô teknou
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6
|Atos 7:6|
elalêsen de outôs o theos oti estai to sperma autou paroikon en gê allotria kai doulôsousin auto kai kakôsousin etê tetrakosia
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7
|Atos 7:7|
kai to ethnos ô ean a=douleusousin tsb=douleusôsin krinô egô tsb=eipen o theos a=eipen kai meta tauta exeleusontai kai latreusousin moi en tô topô toutô
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8
|Atos 7:8|
kai edôken autô diathêkên peritomês kai outôs egennêsen ton isaak kai perietemen auton tê êmera tê ogdoê kai tsb=o isaak ton iakôb kai tsb=o iakôb tous dôdeka patriarchas
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|Atos 7:9|
kai oi patriarchai zêlôsantes ton iôsêph apedonto eis aigupton kai ên o theos met autou
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|Atos 7:10|
kai a=exeilato tsb=exeileto auton ek pasôn tôn thlipseôn autou kai edôken autô charin kai sophian enantion pharaô basileôs aiguptou kai katestêsen auton êgoumenon ep aigupton kai a=[eph] olon ton oikon autou
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Sugestões
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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva