-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Atos 3:1|
[]
-
2
|Atos 3:2|
kai tis anêr chôlos ek koilias mêtros autou uparchôn ebastazeto on etithoun kath êmeran pros tên thuran tou ierou tên legomenên ôraian tou aitein eleêmosunên para tôn eisporeuomenôn eis to ieron
-
3
|Atos 3:3|
os idôn petron kai iôannên mellontas eisienai eis to ieron êrôta eleêmosunên at=labein
-
4
|Atos 3:4|
atenisas de petros eis auton sun tô iôannê eipen blepson eis êmas
-
5
|Atos 3:5|
o de epeichen autois prosdokôn ti par autôn labein
-
6
|Atos 3:6|
eipen de petros argurion kai chrusion ouch uparchei moi o de echô touto soi didômi en tô onomati iêsou christou tou nazôraiou a=[egeire tsb=egeirai a=kai] tsb=kai peripatei
-
7
|Atos 3:7|
kai piasas auton tês dexias cheiros êgeiren a=auton parachrêma de estereôthêsan tsb=autou ai baseis a=autou kai ta a=sphudra tsb=sphura
-
8
|Atos 3:8|
kai exallomenos estê kai periepatei kai eisêlthen sun autois eis to ieron peripatôn kai allomenos kai ainôn ton theon
-
9
|Atos 3:9|
kai eiden tsb=auton pas o laos a=auton peripatounta kai ainounta ton theon
-
10
|Atos 3:10|
epeginôskon a=de tsb=te auton oti a=autos tsb=outos ên o pros tên eleêmosunên kathêmenos epi tê ôraia pulê tou ierou kai eplêsthêsan thambous kai ekstaseôs epi tô sumbebêkoti autô
-
-
Sugestões
Clique para ler Provérbios 25-27
16 de julho LAB 563
SILENCIOSAS PALAVRAS
Provérbios 25-27
Estamos aqui, mais uma vez, felizes, alegres e empolgados, “juntos”, por dentro da Bíblia: estamos ligados em algo que é comum para nós, em algo que nos leva a um só pensamento, que é justamente o livro no qual nós cremos, a Bíblia, a Palavra de Deus.
Os provérbios que devemos ler hoje são muito interessantes e, para variar, sábios. A palavra dita ao seu tempo, na nossa leitura, diz que é como maçãs de ouro em salvas de prata. Na tradução da Nova Versão Internacional está escrito que “a palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura, numa moldura, de prata.” Ou seja, palavra certa, na hora certa, não tem dinheiro que paga. E se a palavra é boa quando é dita no tempo certo, então, é óbvio que existe também o tempo do silêncio, tempo em que é melhor não existirem as palavras.
Ao fazermos silêncio, desenvolvemos a capacidade de ouvir. Essa capacidade é tão importante como a de falar.
Isso me lembra uma história do mundo grego antigo. Diz que uma vez, teve um rapaz que pediu para que Sócrates ensinasse a ele tudo o que pudesse sobre oratória. Esse jovem queria aprender a arte de falar bem em público, buscando a ajuda, nada mais nada menos, do filósofo que foi simplesmente um dos maiores pensadores da Grécia antiga. A ele, muito se deve hoje da filosofia ocidental. Esse rapaz que queria ser aluno de Sócrates falava demais. Então, Sócrates exigiu o dobro do preço normal pelas aulas.
O rapaz ficou indignado e perguntou ao mestre:
- Mas por que o senhor está me cobrando o dobro?
Então Sócrates respondeu:
- É porque terei que ensinar a você duas ciências: uma é a que você está me pedindo, que é sobre como falar em público; mas a outra terei que ensinar antes dessa, que é acerca de como refrear a língua. Isso parece fácil: dominar a língua - Sócrates continuou explicando - mas não é. Primeiro, você precisa ser versado em conseguir dominar a língua deixando-a em repouso quando necessário, caso contrário, sofrerá grandes e graves consequências. E o pior, conseguirá gerar muita perturbação.
Essas palavras de Sócrates têm validade até hoje. O livro de Tiago ensina isso no capítulo três. Nossas palavras podem constituir tanto uma fonte de força e encorajamento quanto de fraqueza e desalento; elas podem tanto edificar quanto dilacerar.
Diante disso, o que fazer? Permita que o poder da Palavra de Deus controle sua mente, porque ela é boa. Isso você pode fazer lendo a Bíblia. Ah! E leia em silêncio, ok? Rs rs rs.
Valdeci Júnior
Fátima Silva