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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Atos 3:1|
[]
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2
|Atos 3:2|
kai tis anêr chôlos ek koilias mêtros autou uparchôn ebastazeto on etithoun kath êmeran pros tên thuran tou ierou tên legomenên ôraian tou aitein eleêmosunên para tôn eisporeuomenôn eis to ieron
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3
|Atos 3:3|
os idôn petron kai iôannên mellontas eisienai eis to ieron êrôta eleêmosunên at=labein
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4
|Atos 3:4|
atenisas de petros eis auton sun tô iôannê eipen blepson eis êmas
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5
|Atos 3:5|
o de epeichen autois prosdokôn ti par autôn labein
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6
|Atos 3:6|
eipen de petros argurion kai chrusion ouch uparchei moi o de echô touto soi didômi en tô onomati iêsou christou tou nazôraiou a=[egeire tsb=egeirai a=kai] tsb=kai peripatei
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7
|Atos 3:7|
kai piasas auton tês dexias cheiros êgeiren a=auton parachrêma de estereôthêsan tsb=autou ai baseis a=autou kai ta a=sphudra tsb=sphura
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8
|Atos 3:8|
kai exallomenos estê kai periepatei kai eisêlthen sun autois eis to ieron peripatôn kai allomenos kai ainôn ton theon
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|Atos 3:9|
kai eiden tsb=auton pas o laos a=auton peripatounta kai ainounta ton theon
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10
|Atos 3:10|
epeginôskon a=de tsb=te auton oti a=autos tsb=outos ên o pros tên eleêmosunên kathêmenos epi tê ôraia pulê tou ierou kai eplêsthêsan thambous kai ekstaseôs epi tô sumbebêkoti autô
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva