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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Atos 19:1|
egeneto de en tô ton apollô einai en korinthô paulon dielthonta ta anôterika merê a=
tsb=elthein eis epheson kai a=eurein tsb=eurôn tinas mathêtas
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2
|Atos 19:2|
eipen a=te pros autous ei pneuma agion elabete pisteusantes oi de tsb=eipon pros auton all a=oud tsb=oude ei pneuma agion estin êkousamen
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3
|Atos 19:3|
eipen te tsb=pros tsb=autous eis ti oun ebaptisthête oi de a=eipan tsb=eipon eis to iôannou baptisma
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4
|Atos 19:4|
eipen de paulos iôannês tsb=men ebaptisen baptisma metanoias tô laô legôn eis ton erchomenon met auton ina pisteusôsin ab=tout ab=estin ts=toutestin eis ton tsb=christon iêsoun
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5
|Atos 19:5|
akousantes de ebaptisthêsan eis to onoma tou kuriou iêsou
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6
|Atos 19:6|
kai epithentos autois tou paulou a=[tas] tsb=tas cheiras a=êlthe tsb=êlthen to pneuma to agion ep autous elaloun te glôssais kai a=eprophêteuon tsb=proephêteuon
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7
|Atos 19:7|
êsan de oi pantes andres ôsei a=dôdeka tsb=dekaduo
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8
|Atos 19:8|
eiselthôn de eis tên sunagôgên eparrêsiazeto epi mênas treis dialegomenos kai peithôn a=[ta] tsb=ta peri tês basileias tou theou
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9
|Atos 19:9|
ôs de tines esklêrunonto kai êpeithoun kakologountes tên odon enôpion tou plêthous apostas ap autôn aphôrisen tous mathêtas kath êmeran dialegomenos en tê scholê turannou tsb=tinos
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10
|Atos 19:10|
touto de egeneto epi etê duo ôste pantas tous katoikountas tên asian akousai ton logon tou kuriou tsb=iêsou ioudaious te kai ellênas
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Sugestões
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21 de março LAB 446
PENSANDO BEM...
Juízes 20-21
Laurence Richards, em seu livro The Teacher’s Coments, chamou-me a atenção para algo que eu nunca tinha pensado em relação ao livro de Juízes e a nossa sociedade moderna. Se você observar na sua Bíblia, ao terminar de ler esse livro, vai deparar-se com a frase: “Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” Na realidade, essa frase repete-se várias vezes em Juízes. Ela deve nos levar a pensar sobre tudo o que possa existir na nossa conduta que não esteja alinhado com a vida que Deus descreve na Sua Lei. Este é o ponto.
Pense bem: nos dias atuais, os tribunais têm a tendência de definir o que é obsceno usando como critérios o que seriam chamados de “padrões da sociedade”. Ou seja, o que as pessoas de uma comunidade considerarem obscenidade será obscenidade, e o que considerarem não-obsceno não será obsceno. E, desafortunadamente, isso é óbvio. Mas minha pergunta é: O que você acha desse critério?
Será que a frase “Naquela época... cada um fazia o que lhe parecia certo” e esse sistema moderno de estabelecer a “justiça” têm algo em comum? É claro que tem tudo a ver. Obviamente também estamos errados. A(s) nossa(s) comunidade(s) deveria(m) estabelecer como definições legais os conceitos morais e não as ações de crime. Mas parece quase impossível, pois como isso seria feito, se existe tanto desacordo sobre o que vem a ser “certo” e o que vem a ser “errado”? O pós-modernismo, o pluralismo e o amor pelo “politicamente correto” nos fizeram, como sociedade, afocinharmos nessa fossa insegura.
“E agora?” É a mesma pergunta que poderia ser feita e ser respondida no período dos Juízes. Temos a Bíblia, eles tinham o Pentateuco e a história de Josué. A própria Palavra de Deus, através de Josué e de Moisés, já tinha advertido aquele povo que a desobediência também traz consigo a semeadura da autodestruição. O contexto daquela sociedade do fim do livro de Juízes mostra esse conceito de uma maneira muito clara. A única variação é que o deteriorar das coisas, às vezes, é um processo longo ou um processo curto, mas é um processo que acontece. Pode demorar porque em determinadas situações, o fruto mortal e amargo talvez demore algumas gerações para ficar maduro. Mas o “Assim Diz o Senhor” é certo. A mortandade que um dia foi anunciada vai chegar. O que Deus fala, de forma muito inconfundível e irredutível, é a expressão dos princípios nos quais precisamos nos basear para sermos bem conduzidos nesta vida.
E os princípios você já sabe como pode encontrar: fazendo a leitura bíblica diária.
Valdeci Júnior
Fátima Silva