-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Atos 18:1|
meta tsb=de tauta chôristheis tsb=o tsb=paulos ek tôn athênôn êlthen eis korinthon
-
2
|Atos 18:2|
kai eurôn tina ioudaion onomati akulan pontikon tô genei prosphatôs elêluthota apo tês italias kai priskillan gunaika autou dia to b=tetachenai ats=diatetachenai klaudion chôrizesthai pantas tous ioudaious a=apo tsb=ek tês rômês prosêlthen autois
-
3
|Atos 18:3|
kai dia to omotechnon einai emenen par autois kai a=êrgazeto tsb=eirgazeto êsan gar skênopoioi a=tê tsb=tên a=technê tsb=technên
-
4
|Atos 18:4|
dielegeto de en tê sunagôgê kata pan sabbaton epeithen te ioudaious kai ellênas
-
5
|Atos 18:5|
ôs de katêlthon apo tês makedonias o te silas kai o timotheos suneicheto tô a=logô tsb=pneumati o paulos diamarturomenos tois ioudaiois a=einai ton christon iêsoun
-
6
|Atos 18:6|
antitassomenôn de autôn kai blasphêmountôn ektinaxamenos ta imatia eipen pros autous to aima umôn epi tên kephalên umôn katharos egô apo tou nun eis ta ethnê poreusomai
-
7
|Atos 18:7|
kai metabas ekeithen a=eisêlthen tsb=êlthen eis oikian tinos onomati a=titiou ioustou sebomenou ton theon ou ê oikia ên sunomorousa tê sunagôgê
-
8
|Atos 18:8|
krispos de o archisunagôgos episteusen tô kuriô sun olô tô oikô autou kai polloi tôn korinthiôn akouontes episteuon kai ebaptizonto
-
9
|Atos 18:9|
eipen de o kurios tsb=di tsb=oramatos en nukti a=di a=oramatos tô paulô mê phobou alla lalei kai mê siôpêsês
-
10
|Atos 18:10|
dioti egô eimi meta sou kai oudeis epithêsetai soi tou kakôsai se dioti laos a=esti tsb=estin moi polus en tê polei tautê
-
-
Sugestões

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva