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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Josué 2:1|
vayyishlach yehoshua`-bin-nun min-hashithiymshenayim-'anâshiym meraggeliym cheresh lê'mor lekhu re'u 'eth-hâ'âretsve'eth-yeriycho vayyêlekhu vayyâbho'u bêyth-'ishâh zonâh ushemâh râchâbhvayyishkebhu-shâmmâh
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|Josué 2:2|
vayyê'âmar lemelekh yeriycho lê'mor hinnêh'anâshiym bâ'u hênnâh hallaylâh mibbenêy yisrâ'êl lachpor 'eth-hâ'ârets
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|Josué 2:3|
vayyishlach melekh yeriycho 'el-râchâbh lê'mor hotsiy'iy.hâ'anâshiym habbâ'iym 'êlayikh 'asher-bâ'u lebhêythêkh kiy lachpor 'eth-kâl-hâ'ârets bâ'u
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4
|Josué 2:4|
vattiqqach hâ'ishâh 'eth-shenêy hâ'anâshiymvattitspeno vatto'mer kên bâ'u 'êlay hâ'anâshiym velo' yâdha`tiymê'ayin hêmmâh
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|Josué 2:5|
vayhiy hasha`ar lisgor bachoshekh vehâ'anâshiymyâtsâ'u lo' yâdha`tiy 'ânâh hâlekhu hâ'anâshiym ridhphu mahêr'acharêyhem kiy thasiyghum
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|Josué 2:6|
vehiy' he`elâtham haggâghâhvattithmenêm bephishtêy hâ`êts hâ`arukhoth lâh `al-haggâgh
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7
|Josué 2:7|
vehâ'anâshiym râdhephu 'acharêyhem derekh hayyardên `alhamma`beroth vehasha`ar sâghâru 'acharêy ka'asher yâtse'u hârodhephiym'acharêyhem
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8
|Josué 2:8|
vehêmmâh therem yishkâbhun vehiy' `âlethâh `alêyhem`al-haggâgh
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9
|Josué 2:9|
vatto'mer 'el-hâ'anâshiym yâdha`tiy kiy-nâthanAdonay lâkhem 'eth-hâ'ârets vekhiy-nâphelâh 'êymathkhem `âlêynuvekhiy nâmoghu kol-yoshebhêy hâ'ârets mippenêykhem
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|Josué 2:10|
kiy shâma`nu'êth 'asher-hobhiysh Adonay 'eth-mêy yam-suph mippenêykhembetsê'thkhem mimmitsrâyim va'asher `asiythem lishnêy malkhêyhâ'emoriy 'asher be`êbher hayyardên lesiychon ule`ogh 'asherhecheramtem 'othâm
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva