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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Josué 2:1|
vayyishlach yehoshua`-bin-nun min-hashithiymshenayim-'anâshiym meraggeliym cheresh lê'mor lekhu re'u 'eth-hâ'âretsve'eth-yeriycho vayyêlekhu vayyâbho'u bêyth-'ishâh zonâh ushemâh râchâbhvayyishkebhu-shâmmâh
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2
|Josué 2:2|
vayyê'âmar lemelekh yeriycho lê'mor hinnêh'anâshiym bâ'u hênnâh hallaylâh mibbenêy yisrâ'êl lachpor 'eth-hâ'ârets
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3
|Josué 2:3|
vayyishlach melekh yeriycho 'el-râchâbh lê'mor hotsiy'iy.hâ'anâshiym habbâ'iym 'êlayikh 'asher-bâ'u lebhêythêkh kiy lachpor 'eth-kâl-hâ'ârets bâ'u
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4
|Josué 2:4|
vattiqqach hâ'ishâh 'eth-shenêy hâ'anâshiymvattitspeno vatto'mer kên bâ'u 'êlay hâ'anâshiym velo' yâdha`tiymê'ayin hêmmâh
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5
|Josué 2:5|
vayhiy hasha`ar lisgor bachoshekh vehâ'anâshiymyâtsâ'u lo' yâdha`tiy 'ânâh hâlekhu hâ'anâshiym ridhphu mahêr'acharêyhem kiy thasiyghum
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6
|Josué 2:6|
vehiy' he`elâtham haggâghâhvattithmenêm bephishtêy hâ`êts hâ`arukhoth lâh `al-haggâgh
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7
|Josué 2:7|
vehâ'anâshiym râdhephu 'acharêyhem derekh hayyardên `alhamma`beroth vehasha`ar sâghâru 'acharêy ka'asher yâtse'u hârodhephiym'acharêyhem
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8
|Josué 2:8|
vehêmmâh therem yishkâbhun vehiy' `âlethâh `alêyhem`al-haggâgh
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9
|Josué 2:9|
vatto'mer 'el-hâ'anâshiym yâdha`tiy kiy-nâthanAdonay lâkhem 'eth-hâ'ârets vekhiy-nâphelâh 'êymathkhem `âlêynuvekhiy nâmoghu kol-yoshebhêy hâ'ârets mippenêykhem
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10
|Josué 2:10|
kiy shâma`nu'êth 'asher-hobhiysh Adonay 'eth-mêy yam-suph mippenêykhembetsê'thkhem mimmitsrâyim va'asher `asiythem lishnêy malkhêyhâ'emoriy 'asher be`êbher hayyardên lesiychon ule`ogh 'asherhecheramtem 'othâm
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva