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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Josué 1:1|
vayhiy 'acharêy moth mosheh `ebhedh Adonay vayyo'merAdonay 'el-yehoshua` bin-nun meshârêth mosheh lê'mor
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|Josué 1:2|
mosheh`abhdiy mêth ve`attâh qum `abhor 'eth-hayyardên hazzeh 'attâh vekhol-hâ`âm hazzeh 'el-hâ'ârets 'asher 'ânokhiy nothên lâhem libhnêy yisrâ'êl
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3
|Josué 1:3|
kol-mâqom 'asher tidhrokh kaph-raghlekhem bo lâkhem nethattiyv ka'asherdibbartiy 'el-mosheh
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4
|Josué 1:4|
mêhammidhbâr vehallebhânon hazzeh ve`adh-hannâhâr haggâdhol nehar-perâth kol 'erets hachittiym ve`adh-hayyâmhaggâdhol mebho' hashâmesh yihyeh gebhulekhem
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5
|Josué 1:5|
lo'-yithyatsêbh 'iyshlephâneykha kol yemêy chayyeykha ka'asher hâyiythiy `im-mosheh 'ehyeh`immâkh lo' 'arpekha velo' 'e`ezbhekhâ
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6
|Josué 1:6|
chazaq ve'emâts kiy 'attâhtanchiyl 'eth-hâ`âm hazzeh 'eth-hâ'ârets 'asher-nishba`tiy la'abhothâm lâthêthlâhem
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7
|Josué 1:7|
raq chazaq ve'emats me'odh lishmor la`asoth kekhol-hattorâh'asher tsivvekha mosheh `abhdiy 'al-tâsur mimmennu yâmiyn usemo'vl.lema`an taskiyl bekhol 'asher têlêkh
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8
|Josué 1:8|
lo'-yâmush sêpher hattorâh hazzehmippiykha vehâghiythâ bo yomâm vâlaylâh lema`an tishmor la`asothkekhol-hakkâthubh bo kiy-'âz tatsliyach 'eth-derâkhekha ve'âz taskiyl
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9
|Josué 1:9|
halo' tsivviythiykha chazaq ve'emâts 'al-ta`arots ve'al-têchâth kiy `immekhaAdonay 'eloheykha bekhol 'asher têlêkh ph
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10
|Josué 1:10|
vaytsav yehoshua` 'eth-shotherêy hâ`âm lê'mor
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva