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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Josué 20:1|
vaydhabbêr Adonay 'el-yehoshua` lê'mor
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2
|Josué 20:2|
dabbêr'el-benêy yisrâ'êl lê'mor tenu lâkhem 'eth-`ârêy hammiqlâth 'asher-dibbartiy 'alêykhem beyadh-mosheh
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3
|Josué 20:3|
lânus shâmmâh rotsêach makkêh-nephesh bishghâghâh bibhliy-dhâ`ath vehâyu lâkhem lemiqlâth miggo'êlhaddâm
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4
|Josué 20:4|
venâs 'el-'achath mêhe`âriym hâ'êlleh ve`âmadh pethachsha`ar hâ`iyr vedhibber be'âzenêy ziqnêy hâ`iyr-hahiy' 'eth-debhârâyvve'âsephu 'otho hâ`iyrâh 'alêyhem venâthenu-lo mâqom veyâshabh`immâm
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5
|Josué 20:5|
vekhiy yirdoph go'êl haddâm 'acharâyv velo'-yasgiru 'eth-hârotsêach beyâdho kiy bhibhliy-dha`ath hikkâh 'eth-rê`êhu velo'-sonê'hu' lo mittemol shilshom
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6
|Josué 20:6|
veyâshabh bâ`iyr hahiy' `adh-`âmedho liphnêyhâ`êdhâh lammishpâth `adh-moth hakkohên haggâdhol 'asher yihyehbayyâmiym hâhêm 'âz yâshubh hârotsêach ubhâ' 'el-`iyro ve'el-bêytho'el-hâ`iyr 'asher-nâs mishâm
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7
|Josué 20:7|
vayyaqdishu 'eth-qedhesh baggâliyl beharnaphtâliy ve'eth-shekhem behar 'ephrâyim ve'eth-qiryath 'arba` hiy' chebhronbehar yehudhâh
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8
|Josué 20:8|
umê`êbher leyardên yeriycho mizrâchâh nâthenu 'eth-betser bammidhbâr bammiyshor mimmathêh re'ubhên ve'eth-râ'mothbaggil`âdh mimmathêh-ghâdh ve'eth-gâlon [golân] babbâshân mimmathêhmenasheh
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9
|Josué 20:9|
'êlleh hâyu `ârêy hammu`âdhâh lekhol benêy yisrâ'êlvelaggêr haggâr bethokhâm lânus shâmmâh kol-makkêh-nepheshbishghâghâh velo' yâmuth beyadh go'êl haddâm `adh-`âmdho liphnêyhâ`êdhâh ph
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Sugestões
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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1Coríntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1Coríntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestível há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versículo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capítulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a ídolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos ídolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os ídolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos ídolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versículos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos ídolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os ídolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifícios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva