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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Josué 6:1|
viyriycho soghereth umesuggereth mippenêy benêy yisrâ'êl'êyn yotsê' ve'êyn bâ' s
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|Josué 6:2|
vayyo'mer Adonay 'el-yehoshua`re'êh nâthattiy bheyâdhekha 'eth-yeriycho ve'eth-malkâh gibborêy hechâyil
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3
|Josué 6:3|
vesabbothem 'eth-hâ`iyr kol 'anshêy hammilchâmâh haqqêyph 'eth-hâ`iyr pa`am 'echâth koh tha`aseh shêsheth yâmiym
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4
|Josué 6:4|
veshibh`âh khohaniymyis'u shibh`âh shopheroth hayyobheliym liphnêy hâ'âron ubhayyomhashebhiy`iy tâsobbu 'eth-hâ`iyr shebha` pe`âmiym vehakkohaniymyithqe`u bashophâroth
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5
|Josué 6:5|
vehâyâh bimshokh beqeren hayyobhêl beshâme`akhem[k][shâme`akhem] 'eth-qol hashophâr yâriy`u khol-hâ`âm teru`âh ghedholâhvenâphlâh chomath hâ`iyr tachteyhâ ve`âlu hâ`âm 'iysh neghdo
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6
|Josué 6:6|
vayyiqrâ'yehoshua` bin-nun 'el-hakkohaniym vayyo'mer 'alêhem se'u'eth-'aron habberiyth veshibh`âh khohaniym yis'u shibh`âh shopherothyobheliym liphnêy 'aron Adonay
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|Josué 6:7|
vayyo'mru [va][yo'mer] 'el-hâ`âm `ibhru vesobbu 'eth-hâ`iyr vehechâluts ya`abhor liphnêy 'aronAdonay
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8
|Josué 6:8|
vayhiy ke'emor yehoshua` 'el-hâ`âm veshibh`âhhakkohaniym nose'iym shibh`âh shopheroth hayyobheliym liphnêy.Adonay `âbhru vethâq`u bashophâroth va'aron beriyth Adonay holêkh'acharêyhem
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9
|Josué 6:9|
vehechâluts holêkh liphnêy hakkohaniym tâq`u [toqe`êy]hashophâroth veham'assêph holêkh 'acharêy hâ'âron hâlokh vethâqoa`bashophâroth
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10
|Josué 6:10|
ve'eth-hâ`âm tsivvâh yehoshua` lê'mor lo' thâriy`uvelo'-thashmiy`u 'eth-qolekhem velo'-yêtsê' mippiykhem dâbhâr `adh yom'âmriy 'alêykhem hâriy`u vahariy`othem
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva