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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Reis 10:1|
ule'ach'âbh shibh`iym bâniym beshomeron vayyikhtobh yêhu'sephâriym vayyishlach shomeron 'el-sârêy yizre`e'l hazzeqêniym ve'el-hâ'omeniym 'ach'âbh lê'mor
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2
|2 Reis 10:2|
ve`attâh kebho' hassêpher hazzeh'alêykhem ve'ittekhem benêy 'adhonêykhem ve'ittekhem hârekhebhvehassusiym ve`iyr mibhtsâr vehannâsheq
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3
|2 Reis 10:3|
ure'iythem hathobhvehayyâshâr mibbenêy 'adhonêykhem vesamtem `al-kissê' 'âbhiyvvehillâchamu `al-bêyth 'adhonêykhem
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4
|2 Reis 10:4|
vayyir'u me'odh me'odhvayyo'mru hinnêh shenêy hammelâkhiym lo' `âmedhu lephânâyv ve'êykhna`amodh 'anâchenu
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5
|2 Reis 10:5|
vayyishlach 'asher-`al-habbayith va'asher `al-hâ`iyrvehazzeqêniym vehâ'omeniym 'el-yêhu' lê'mor `abhâdheykha 'anachnuvekhol 'asher-to'mar 'êlêynu na`aseh lo'-namliykh 'iysh hathobhbe`êyneykha `asêh
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6
|2 Reis 10:6|
vayyikhtobh 'alêyhem sêpher shêniyth lê'mor 'im-liy.'attem uleqoliy 'attem shome`iym qechu 'eth-râ'shêy 'anshêybhenêy-'adhonêykhem ubho'u 'êlay kâ`êth mâchâr yizre`e'lâh ubhenêyhammelekh shibh`iym 'iysh 'eth-gedholêy hâ`iyr meghaddeliym 'othâm
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7
|2 Reis 10:7|
vayhiy kebho' hassêpher 'alêyhem vayyiqchu 'eth-benêy hammelekhvayyishchathu shibh`iym 'iysh vayyâsiymu 'eth-râ'shêyhem baddudhiymvayyishlechu 'êlâyv yizre`e'lâh
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8
|2 Reis 10:8|
vayyâbho' hammal'âkh vayyaggedh-lolê'mor hêbhiy'u râ'shêy bhenêy-hammelekh vayyo'mer siymu 'othâmshenêy tsibburiym pethach hasha`ar `adh-habboqer
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9
|2 Reis 10:9|
vayhiy bhabboqervayyêtsê' vayya`amodh vayyo'mer 'el-kâl-hâ`âm tsaddiqiym 'attemhinnêh 'aniy qâshartiy `al-'adhoniy vâ'ehreghêhu umiy hikkâh 'eth-kâl-'êlleh
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10
|2 Reis 10:10|
de`u 'êpho' kiy lo' yippol middebhar Adonay 'artsâh'asher-dibber Adonay `al-bêyth 'ach'âbh vayhvh `âsâh 'êth 'asherdibber beyadh `abhdo 'êliyyâhu
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva