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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Reis 22:1|
ben-shemoneh shânâh yo'shiyyâhu bhemolkho usheloshiymve'achath shânâh mâlakh biyrushâlâim veshêm 'immo yedhiydhâhbhath-`adhâyâh mibbotsqath
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2
|2 Reis 22:2|
vayya`as hayyâshâr be`êynêy Adonayvayyêlekh bekhol-derekh dâvidh 'âbhiyv velo'-sâr yâmiyn usemo'vl ph
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3
|2 Reis 22:3|
vayhiy bishmoneh `esrêh shânâh lammelekh yo'shiyyâhu shâlachhammelekh 'eth-shâphân ben-'atsalyâhu bhen-meshullâm hassophêr bêythAdonay lê'mor
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4
|2 Reis 22:4|
`alêh 'el-chilqiyyâhu hakkohên haggâdholveyattêm 'eth-hakkeseph hammubhâ' bêyth Adonay 'asher 'âsphushomerêy hassaph mê'êth hâ`âm
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5
|2 Reis 22:5|
veyittenoh [v][yittenuhu] `al-yadh`osêy hammelâ'khâh hammuphqâdhiym bebhêyth [bêyth] Adonayveyittenu 'otho le`osêy hammelâ'khâh 'asher bebhêyth Adonaylechazzêq bedheq habbâyith
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6
|2 Reis 22:6|
lechârâshiym velabboniym velaggodheriymveliqnoth `êtsiym ve'abhnêy machtsêbh lechazzêq 'eth-habbâyith
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7
|2 Reis 22:7|
'akh lo'-yêchâshêbh 'ittâm hakkeseph hannittân `al-yâdhâm kiy bhe'emunâh hêm`osiym
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8
|2 Reis 22:8|
vayyo'mer chilqiyyâhu hakkohên haggâdhol `al-shâphânhassophêr sêpher hattorâh mâtsâ'thiy bebhêyth Adonay vayyittênchilqiyyâh 'eth-hassêpher 'el-shâphân vayyiqrâ'êhu
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9
|2 Reis 22:9|
vayyâbho' shâphânhassophêr 'el-hammelekh vayyâshebh 'eth-hammelekh dâbhâr vayyo'merhittiykhu `abhâdheykha 'eth-hakkeseph hannimtsâ' bhabbayith vayyittenuhu`al-yadh `osêy hammelâ'khâh hammuphqâdhiym bêyth Adonay
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10
|2 Reis 22:10|
vayyaggêdh shâphân hassophêr lammelekh lê'mor sêpher nâthan liychilqiyyâh hakkohên vayyiqrâ'êhu shâphân liphnêy hammelekh
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva