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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Reis 2:1|
vayhiy beha`aloth Adonay 'eth-'êliyyâhu bas`ârâh.hashâmâyim vayyêlekh 'êliyyâhu ve'eliyshâ` min-haggilgâl
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2
|2 Reis 2:2|
vayyo'mer 'êliyyâhu 'el-'eliyshâ` shêbh-nâ' phoh kiy Adonayshelâchaniy `adh-bêyth-'êl vayyo'mer 'eliyshâ` chay-Adonay vechêy-naphshekha 'im-'e`ezbhekhâ vayyêredhu bêyth-'êl
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3
|2 Reis 2:3|
vayyêtse'u bhenêy-hannebhiy'iym 'asher-bêyth-'êl 'el-'eliyshâ` vayyo'mru 'êlâyvhayâdha`tâ kiy hayyom Adonay loqêach 'eth-'adhoneykha mê`alro'shekha vayyo'mer gam-'aniy yâdha`tiy hecheshu
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4
|2 Reis 2:4|
vayyo'mer lo'êliyyâhu 'eliyshâ` shêbh-nâ' phoh kiy Adonay shelâchaniy yeriychovayyo'mer chay-Adonay vechêy-naphshekha 'im-'e`ezbhekhâvayyâbho'u yeriycho
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5
|2 Reis 2:5|
vayyiggeshu bhenêy-hannebhiy'iym 'asher-biyriycho 'el-'eliyshâ` vayyo'mru 'êlâyv hayâdha`tâ kiy hayyomAdonay loqêach 'eth-'adhoneykha mê`al ro'shekha vayyo'mergam-'aniy yâdha`tiy hecheshu
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6
|2 Reis 2:6|
vayyo'mer lo 'êliyyâhu shêbh-nâ' phohkiy Adonay shelâchaniy hayyardênâh vayyo'mer chay-Adonayvechêy-naphshekha 'im-'e`ezbhekhâ vayyêlekhu shenêyhem
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7
|2 Reis 2:7|
vachamishiym'iysh mibbenêy hannebhiy'iym hâlekhu vayya`amdhu minneghedhmêrâchoq ushenêyhem `âmedhu `al-hayyardên
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8
|2 Reis 2:8|
vayyiqqach 'êliyyâhu'eth-'addarto vayyighlom vayyakkeh 'eth-hammayim vayyêchâtsuhênnâh vâhênnâh vayya`abhru shenêyhem bechârâbhâh
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9
|2 Reis 2:9|
vayhiykhe`âbherâm ve'êliyyâhu 'âmar 'el-'eliyshâ` she'al mâh 'e`eseh-lâkhbetherem 'ellâqach mê`immâkh vayyo'mer 'eliyshâ` viyhiy-nâ' piy-shenayim beruchakha 'êlây
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10
|2 Reis 2:10|
vayyo'mer hiqshiythâ lish'ol 'im-tir'eh'othiy luqqâch mê'ittâkh yehiy-lekha khên ve'im-'ayin lo' yihyeh
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva