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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Reis 16:1|
bishnath shebha`-`esrêh shânâh lepheqach ben-remalyâhumâlakh 'âchâz ben-yothâm melekh yehudhâh
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2
|2 Reis 16:2|
ben-`esriym shânâh 'âchâzbemolkho veshêsh-`esrêh shânâh mâlakh biyrushâlâim velo'-`âsâhhayyâshâr be`êynêy Adonay 'elohâyv kedhâvidh 'âbhiyv
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3
|2 Reis 16:3|
vayyêlekhbedherekh malkhêy yisrâ'êl vegham 'eth-beno he`ebhiyr bâ'êsh ketho`abhothhaggoyim 'asher horiysh Adonay 'othâm mippenêy benêy yisrâ'êl
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4
|2 Reis 16:4|
vayzabbêach vayqathêr babbâmoth ve`al-haggebhâ`oth vethachath kol-`êtsra`anân
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5
|2 Reis 16:5|
'âz ya`aleh retsiyn melekh-'arâm upheqach ben-remalyâhumelekh-yisrâ'êl yerushâlaim lammilchâmâh vayyâtsuru `al-'âchâz velo'yâkhlu lehillâchêm
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6
|2 Reis 16:6|
bâ`êth hahiy' hêshiybh retsiyn melekh-'arâm 'eth-'êylathla'arâm vaynashêl 'eth-hayhudhiym mê'êyloth va'arammiym[va]['adhomiym] bâ'u 'êylath vayyêshebhu shâm `adh hayyom hazzeh ph
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7
|2 Reis 16:7|
vayyishlach 'âchâz mal'âkhiym 'el-tighlath peleser melekh-'ashur lê'mor`abhdekha ubhinkha 'âniy `alêh vehoshi`êniy mikkaph melekh-'arâmumikkaph melekh yisrâ'êl haqqomiym `âlây
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8
|2 Reis 16:8|
vayyiqqach 'âchâz'eth-hakkeseph ve'eth-hazzâhâbh hannimtsâ' bêyth Adonay ubhe'otserothbêyth hammelekh vayyishlach lemelekh-'ashur shochadh
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9
|2 Reis 16:9|
vayyishma` 'êlâyvmelekh 'ashur vayya`al melekh 'ashur 'el-dammeseq vayyithpesehâvayyaghlehâ qiyrâh ve'eth-retsiyn hêmiyth
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10
|2 Reis 16:10|
vayyêlekh hammelekh'âchâz liqra'th tighlath pil'eser melekh-'ashur dummeseq vayyar' 'eth-hammizbêach 'asher bedhammâseq vayyishlach hammelekh 'âchâz'el-'uriyyâh hakkohên 'eth-demuth hammizbêach ve'eth-tabhniytho lekhol-ma`asêhu
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva