-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|2 Reis 8:1|
ve'eliyshâ` dibber 'el-hâ'ishâh 'asher-hecheyâh 'eth-benâhlê'mor qumiy ulekhiy 'attiy ['at] ubhêythêkh veghuriy ba'asher tâghuriykiy-qârâ' Adonay lârâ`âbh vegham-bâ' 'el-hâ'ârets shebha` shâniym
-
2
|2 Reis 8:2|
vattâqâm hâ'ishâh vatta`as kidhbhar 'iysh hâ'elohiym vattêlekh hiy'ubhêythâh vattâghâr be'erets-pelishtiym shebha` shâniym
-
3
|2 Reis 8:3|
vayhiy miqtsêhshebha` shâniym vattâshâbh hâ'ishâh mê'erets pelishtiym vattêtsê' lits`oq'el-hammelekh 'el-bêythâh ve'el-sâdhâh
-
4
|2 Reis 8:4|
vehammelekh medhabbêr 'el-gêchaziy na`ar 'iysh-hâ'elohiym lê'mor sapperâh-nâ' liy 'êth kol-haggedholoth 'asher-`âsâh 'eliyshâ`
-
5
|2 Reis 8:5|
vayhiy hu' mesappêr lammelekh'êth 'asher-hecheyâh 'eth-hammêth vehinnêh hâ'ishâh 'asher-hecheyâh'eth-benâh tso`eqeth 'el-hammelekh `al-bêythâh ve`al-sâdhâh vayyo'mergêchaziy 'adhoniy hammelekh zo'th hâ'ishâh vezeh-benâh 'asher-hecheyâh'eliyshâ`
-
6
|2 Reis 8:6|
vayyish'al hammelekh lâ'ishâh vattesapper-lo vayyitten-lâhhammelekh sâriys 'echâdh lê'mor hâshêybh 'eth-kâl-'asher-lâh ve'êth kol-tebhu'oth hasâdheh miyyom `âzbhâh 'eth-hâ'ârets ve`adh-`âttâh ph
-
7
|2 Reis 8:7|
vayyâbho' 'eliyshâ` dammeseq ubhen-hadhadh melekh-'arâm cholehvayyuggadh-lo lê'mor bâ' 'iysh hâ'elohiym `adh-hênnâh
-
8
|2 Reis 8:8|
vayyo'merhammelekh 'el-chazâh'êl qach beyâdhkha minchâh velêkh liqra'th 'iyshhâ'elohiym vedhârashtâ 'eth-Adonay mê'otho lê'mor ha'echyehmêcholiy zeh
-
9
|2 Reis 8:9|
vayyêlekh chazâ'êl liqrâ'tho vayyiqqach minchâh bheyâdhovekhol-thubh dammeseq masâ' 'arbâ`iym gâmâl vayyâbho'vayya`amodh lephânâyv vayyo'mer binkha bhen-hadhadh melekh-'arâmshelâchaniy 'êleykha lê'mor ha'echyeh mêcholiy zeh
-
10
|2 Reis 8:10|
vayyo'mer'êlâyv 'eliyshâ` lêkh 'emâr-lo' [lo] châyoh thichyeh vehir'aniyAdonay kiy-moth yâmuth
-
-
Sugestões
Clique para ler Jeremias 7-9
12 de agosto LAB 590
TENTATIVAS
Jeremias 07-09
Gente que fica em cima do muro. Gente que nem é nem deixa de ser. Crente que não tem coragem de largar a igreja, mas também não tem a coragem de deixar de amar o mundo. Conhece pessoas assim? Você sabia que essas pessoas são as mais infelizes do mundo? Porque elas perdem os dois lados da moeda: a oportunidade de curtir os prazeres que o pecado oferece, numa curta e infernal vida, e também a oportunidade de viver eternamente com Deus.
O indivíduo que abre mão de todas as coisas que não são aprovadas pelos princípios bíblicos, apesar de gostar muito de tais coisas, mas por amar, integral e incondicionalmente a Jesus, será recompensado. Viverá eternamente com Deus, curtindo infinitos prazeres. Por outro lado, a pessoa que é honesta o suficiente para admitir a própria insanidade de que esse negócio de Deus e vida eterna não são com ela, perderá o Céu, mas ele viverá a vidinha curta dos prazeres doloridos deste mundo aqui.
Contudo, a pessoa que se engana não praticando as coisas erradas desse mundo, mas guardando-as no coração, é um tipo de pessoa muito tola. E o pior: você e eu corremos esse risco. É exatamente entre o povo de Deus que acontece a síndrome do povo do tempo de Jeremias. Aquele profeta presenciou, muito de perto, tal hipocrisia que acontecia na vida dos seus irmãos, conterrâneos, amigos, pastores, etc. A síndrome da inutilidade da falsa religião era desencadeada de um apego falso ao pensamento de que o templo poderia proteger do comportamento iníquo (Jeremias 7). “Igreja não salva ninguém” é um jargão que deve ser considerado. Só por ter nascido em uma família ortodoxa e ser cadastrado como um membro regular de uma igreja, você acha que será salvo? Ter cargos na igreja pode salvar alguém? Quem carrega consigo essas falsas convicções já está perdido.
O único que pode salvar é Aquele que entra em cenário em Jeremias 7-9. Ele faz de tudo para despertar o povo da sonolência mortífera quanto ao verdadeiro significado da vida religiosa. Deus é capaz de fazer de tudo o possível (e até muitas coisas impossíveis) para salvar-lhe. E nisso entra também a disciplina. O vale da matança (cáp. 7) pode ser ilustrado com uma caixa de batatas da qual você lança fora as podres a fim de ainda salvar as que estão boas. Os castigos do capítulo oito representam as atitudes de um pai que quer moldar o caráter de um filho, fazendo parte, também, do processo educacional. Escute-lhe o suspiro: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo?”
Valdeci Júnior
Fátima Silva