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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Reis 13:1|
bishnath `esriym veshâlosh shânâh leyo'âsh ben-'achazyâhumelekh yehudhâh mâlakh yeho'âchâz ben-yêhu' `al-yisrâ'êl beshomeronshebha` `esrêh shânâh
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2
|2 Reis 13:2|
vayya`as hâra` be`êynêy Adonay vayyêlekh'achar chatho'th yârâbhe`âm ben-nebhâth 'asher-hechethiy' 'eth-yisrâ'êl lo'-sârmimmennâh
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3
|2 Reis 13:3|
vayyichar-'aph Adonay beyisrâ'êl vayyittenêmbeyadh chazâ'êl melekh-'arâm ubheyadh ben-hadhadh ben-chazâ'êl kol-hayyâmiym
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4
|2 Reis 13:4|
vaychal yeho'âchâz 'eth-penêy Adonay vayyishma`'êlâyv Adonay kiy râ'âh 'eth-lachats yisrâ'êl kiy-lâchats 'othâmmelekh 'arâm
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5
|2 Reis 13:5|
vayyittên Adonay leyisrâ'êl moshiya` vayyêtse'umittachath yadh-'arâm vayyêshebhu bhenêy-yisrâ'êl be'oholêyhem kithmolshilshom
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6
|2 Reis 13:6|
'akh lo'-sâru mêchatho'vth bêyth-yârâbh`âm 'asher-hechethiy[hechethiy'] 'eth-yisrâ'êl bâh hâlâkh vegham hâ'ashêrâh `âmdhâhbeshomeron
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7
|2 Reis 13:7|
kiy lo' hish'iyr liyho'âchâz `âm kiy 'im-chamishiympârâshiym va`asârâh rekhebh va`asereth 'alâphiym raghliy kiy 'ibbedhâmmelekh 'arâm vaysimêm ke`âphâr lâdhush
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8
|2 Reis 13:8|
veyether dibhrêy yeho'âchâzvekhol-'asher `âsâh ughebhurâtho halo'-hêm kethubhiym `al-sêpher dibhrêyhayyâmiym lemalkhêy yisrâ'êl
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9
|2 Reis 13:9|
vayyishkabh yeho'âchâz `im-'abhothâyvvayyiqberuhu beshomeron vayyimlokh yo'âsh beno tachtâyv ph
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10
|2 Reis 13:10|
bishnathsheloshiym vâshebha` shânâh leyo'âsh melekh yehudhâh mâlakh yeho'âsh ben-yeho'âchâz `al-yisrâ'êl beshomeron shêsh `esrêh shânâh
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva