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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Lucas 16:1|
elegen de kai pros tous mathêtas tsb=autou anthrôpos tis ên plousios os eichen oikonomon kai outos dieblêthê autô ôs diaskorpizôn ta uparchonta autou
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2
|Lucas 16:2|
kai phônêsas auton eipen autô ti touto akouô peri sou apodos ton logon tês oikonomias sou ou gar a=dunê tsb=dunêsê eti oikonomein
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3
|Lucas 16:3|
eipen de en eautô o oikonomos ti poiêsô oti o kurios mou aphaireitai tên oikonomian ap emou skaptein ouk ischuô epaitein aischunomai
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4
|Lucas 16:4|
egnôn ti poiêsô ina otan metastathô a=ek tês oikonomias dexôntai me eis tous oikous autôn
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5
|Lucas 16:5|
kai proskalesamenos ena ekaston tôn a=chreopheiletôn tsb=chreôpheiletôn tou kuriou eautou elegen tô prôtô poson opheileis tô kuriô mou
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6
|Lucas 16:6|
o de eipen ekaton batous elaiou a=o a=de tsb=kai eipen autô dexai sou a=ta tsb=to a=grammata tsb=gramma kai kathisas tacheôs grapson pentêkonta
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7
|Lucas 16:7|
epeita eterô eipen su de poson opheileis o de eipen ekaton korous sitou tsb=kai legei autô dexai sou a=ta tsb=to a=grammata tsb=gramma kai grapson ogdoêkonta
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8
|Lucas 16:8|
kai epênesen o kurios ton oikonomon tês adikias oti phronimôs epoiêsen oti oi uioi tou aiônos toutou phronimôteroi uper tous uious tou phôtos eis tên genean abt=tên eautôn eisin
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9
|Lucas 16:9|
a=kai a=egô tsb=kagô umin legô tsb=poiêsate eautois a=poiêsate philous ek tou mamôna tês adikias ina otan a=eklipê tsb=eklipête dexôntai umas eis tas aiônious skênas
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10
|Lucas 16:10|
o pistos en elachistô kai en pollô pistos estin kai o en elachistô adikos kai en pollô adikos estin
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Sugestões

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24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva