-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Lucas 3:1|
en etei de pentekaidekatô tês êgemonias tiberiou kaisaros êgemoneuontos pontiou pilatou tês ioudaias kai a=tetraarchountos tsb=tetrarchountos tês galilaias êrôdou philippou de tou adelphou autou a=tetraarchountos tsb=tetrarchountos tês itouraias kai trach
-
2
|Lucas 3:2|
ab=epi ts=ep ab=archiereôs ts=archiereôn anna kai kaiapha egeneto rêma theou epi iôannên ton ts=tou zachariou uion en tê erêmô
-
3
|Lucas 3:3|
kai êlthen eis pasan a=[tên] tsb=tên perichôron tou iordanou kêrussôn baptisma metanoias eis aphesin amartiôn
-
4
|Lucas 3:4|
ôs gegraptai en biblô logôn êsaiou tou prophêtou tsb=legontos phônê boôntos en tê erêmô etoimasate tên odon kuriou eutheias poieite tas tribous autou
-
5
|Lucas 3:5|
pasa pharagx plêrôthêsetai kai pan oros kai bounos tapeinôthêsetai kai estai ta skolia eis eutheian kai ai tracheiai eis odous leias
-
6
|Lucas 3:6|
kai opsetai pasa sarx to sôtêrion tou theou
-
7
|Lucas 3:7|
elegen oun tois ekporeuomenois ochlois baptisthênai up autou gennêmata echidnôn tis upedeixen umin phugein apo tês mellousês orgês
-
8
|Lucas 3:8|
poiêsate oun karpous axious tês metanoias kai mê arxêsthe legein en eautois patera echomen ton abraam legô gar umin oti dunatai o theos ek tôn lithôn toutôn egeirai tekna tô abraam
-
9
|Lucas 3:9|
êdê de kai ê axinê pros tên rizan tôn dendrôn keitai pan oun dendron mê poioun karpon kalon ekkoptetai kai eis pur balletai
-
10
|Lucas 3:10|
kai epêrôtôn auton oi ochloi legontes ti oun a=poiêsômen tsb=poiêsomen
-
-
Sugestões

Clique para ler Apocalipse 10-11
24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva