-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Números 8:1|
vaydhabbêr Adonay 'el-mosheh lê'mor
-
2
|Números 8:2|
dabbêr'el-'aharon ve'âmartâ 'êlâyv beha`alothekha 'eth-hannêroth 'el-mulpenêy hammenorâh yâ'iyru shibh`ath hannêroth
-
3
|Números 8:3|
vayya`as kên 'aharon'el-mul penêy hammenorâh he`elâh nêrotheyhâ ka'asher tsivvâhAdonay 'eth-mosheh
-
4
|Números 8:4|
vezeh ma`asêh hammenorâh miqshâh zâhâbh`adh-yerêkhâh `adh-pirchâh miqshâh hiv' kammar'eh 'asher her'âhAdonay 'eth-mosheh kên `âsâh 'eth-hammenorâh ph
-
5
|Números 8:5|
vaydhabbêrAdonay 'el-mosheh lê'mor
-
6
|Números 8:6|
qach 'eth-halviyyim mittokh benêyyisrâ'êl vethihartâ 'othâm
-
7
|Números 8:7|
vekhoh-tha`aseh lâhem lethaharâm hazzêh`alêyhem mêy chathâ'th vehe`ebhiyru tha`ar `al-kâl-besârâm vekhibbesubhighdhêyhem vehithehâru
-
8
|Números 8:8|
velâqechu par ben-bâqâr uminchâtho solethbelulâh bhashâmen uphar-shêniy bhen-bâqâr tiqqach lechathâ'th
-
9
|Números 8:9|
vehiqrabhtâ'eth-halviyyim liphnêy 'ohel mo`êdh vehiqhaltâ 'eth-kâl-`adhath benêyyisrâ'êl
-
10
|Números 8:10|
vehiqrabhtâ 'eth-halviyyim liphnêy Adonay vesâmekhubhenêy-yisrâ'êl 'eth-yedhêyhem `al-halviyyim
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 7-9
13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva