-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Números 23:1|
vayyo'mer bil`âm 'el-bâlâq benêh-liy bhâzeh shibh`âhmizbechoth vehâkhên liy bâzeh shibh`âh phâriym veshibh`âh 'êyliym
-
2
|Números 23:2|
vayya`as bâlâq ka'asher dibber bil`âm vayya`al bâlâq ubhil`âm pârvâ'ayil bammizbêach
-
3
|Números 23:3|
vayyo'mer bil`âm lebhâlâq hithyatsêbh`al-`olâthekha ve'êlekhâh 'ulay yiqqârêh Adonay liqrâ'thiy udhebharmah-yar'êniy vehiggadhtiy lâkh vayyêlekh shephiy
-
4
|Números 23:4|
vayyiqqâr 'elohiym'el-bil`âm vayyo'mer 'êlâyv 'eth-shibh`ath hammizbechoth `ârakhtiyvâ'a`al pâr vâ'ayil bammizbêach
-
5
|Números 23:5|
vayyâsem Adonay dâbhârbephiy bhil`âm vayyo'mer shubh 'el-bâlâq vekhoh thedhabbêr
-
6
|Números 23:6|
vayyâshâbh'êlâyv vehinnêh nitsâbh `al-`olâtho hu' vekhol-sârêy mo'âbh
-
7
|Números 23:7|
vayyisâ'meshâlo vayyo'mar min-'arâm yanchêniy bhâlâq melekh-mo'âbhmêharerêy-qedhem lekhâh 'ârâh-liy ya`aqobh ulekhâh zo`amâh yisrâ'êl
-
8
|Números 23:8|
mâh 'eqqobh lo' qabboh 'êl umâh 'ez`om lo' zâ`am Adonay
-
9
|Números 23:9|
kiy-mêro'sh tsuriym 'er'ennu umiggebhâ`oth 'ashurennu hen-`âmlebhâdhâdh yishkon ubhaggoyim lo' yithchashâbh
-
10
|Números 23:10|
miy mânâh `apharya`aqobh umispâr 'eth-robha` yisrâ'êl tâmoth naphshiy moth yeshâriymuthehiy 'achariythiy kâmohu
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 106-110
03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva