-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Mateus 9:1|
kai embas eis tsb=to ploion dieperasen kai êlthen eis tên idian polin
-
2
|Mateus 9:2|
kai idou prosepheron autô paralutikon epi klinês beblêmenon kai idôn o iêsous tên pistin autôn eipen tô paralutikô tharsei teknon a=aphientai tsb=apheôntai a=sou tsb=soi ai amartiai tsb=sou
-
3
|Mateus 9:3|
kai idou tines tôn grammateôn a=eipan tsb=eipon en eautois outos blasphêmei
-
4
|Mateus 9:4|
kai idôn o iêsous tas enthumêseis autôn eipen a=inati tsb=ina tsb=ti tsb=umeis enthumeisthe ponêra en tais kardiais umôn
-
5
|Mateus 9:5|
ti gar estin eukopôteron eipein a=aphientai tsb=apheôntai ab=sou ts=soi ai amartiai ê eipein a=egeire tsb=egeirai kai peripatei
-
6
|Mateus 9:6|
ina de eidête oti exousian echei o uios tou anthrôpou epi tês gês aphienai amartias tote legei tô paralutikô egertheis aron sou tên klinên kai upage eis ton oikon sou
-
7
|Mateus 9:7|
kai egertheis apêlthen eis ton oikon autou
-
8
|Mateus 9:8|
idontes de oi ochloi a=ephobêthêsan tsb=ethaumasan kai edoxasan ton theon ton donta exousian toiautên tois anthrôpois
-
9
|Mateus 9:9|
kai paragôn o iêsous ekeithen eiden anthrôpon kathêmenon epi to telônion a=maththaion tsb=matthaion legomenon kai legei autô akolouthei moi kai anastas êkolouthêsen autô
-
10
|Mateus 9:10|
kai egeneto autou anakeimenou en tê oikia kai idou polloi telônai kai amartôloi elthontes sunanekeinto tô iêsou kai tois mathêtais autou
-
-
Sugestões
Clique para ler Números 25-27
20 de fevereiro LAB 417
PRINCÍPIOS E ORDEM
Números 25-27
Você tem lido a Bíblia direitinho? Tem estudado cada parte dela ou apenas tem feito uma leitura superficial? Tome cuidado porque o leitor da Bíblia que a lê superficialmente torna-se, automaticamente, um cristão superficial.
E não há como aprofundar-se nos conhecimentos bíblicos, principalmente na parte histórica, se ignorarmos as longas listas existentes na Bíblia. As genealogias, por exemplo, são importantes porque nelas conseguimos dados mais palpáveis para a solidificação de um conhecimento histórico, que esteja apto a responder as perguntas básicas: “Quem? Como? Onde? Quando? Por quê?”
Nessas listas, ficamos conhecendo mais de perto as pessoas e as datas. Quando você está fazendo suas anotações, muitas vezes, se quer saber mais detalhes, é preciso dar uma parada na pesquisa e consultar as listas para checar algum nome, relação, parentesco, etc. Por falar em parentesco, na leitura de hoje vemos o próprio Deus dando uma parada para checar a lista, já que a história do povo de Israel estava bagunçada.
O povo deixara de agir por princípios para agir pela lógica humana. Naquela época, a lógica era:
“A divindade está no Céu, nós estamos na Terra; a divindade manda a chuva, nós precisamos da chuva; isso é relacionamento, como um casamento; no casamento, existe o sexo, e o sexo é uma bênção; nos aproximamos da divindade através do culto, isso é relacionamento, como no casamento; logo, a maior expressão disso tudo seria praticar sexo no culto sagrado. E não será adultério, porque não é com a mulher do próximo, é com as sacerdotisas, prostitutas cultuais; e não é maldade, porque não estará matando ninguém, nem roubando, nem esfaqueando, nem brigando; é uma união em nome da paz, do amor, da religião, do bem estar de todos, e com muito prazer, é claro! Então, porque não fazer?”
Essa foi a lógica satânica que se passou na cabeça dos israelitas quando foram acampar em Sitim e se depararam com o estilo de adoração dos moabitas, que praticavam imoralidade sexual na hora dos sacrifícios para os seus deuses. Por princípio, os israelitas sabiam da importância da pureza sexual, que reserva as atividades sexuais somente para dentro do casamento. Mas pela lógica, eles tinham todos os argumentos possíveis para alimentar o prazer.
A consequência disso? Tiago 1:15 responde na teoria: “Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.” Na prática, a consequência disso é respondida na nossa leitura, mostrando que a bagunça geral foi a morte. Por isso existe a reorganização da lista em Números 26 e a readaptação à nova vida em Números 27.
Deus gosta da ordem!
Valdeci Júnior
Fátima Silva