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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Mateus 13:1|
en tsb=de tê êmera ekeinê exelthôn o iêsous tsb=apo tês oikias ekathêto para tên thalassan
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2
|Mateus 13:2|
kai sunêchthêsan pros auton ochloi polloi ôste auton eis tsb=to ploion embanta kathêsthai kai pas o ochlos epi ton aigialon eistêkei
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3
|Mateus 13:3|
kai elalêsen autois polla en parabolais legôn idou exêlthen o speirôn tou speirein
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4
|Mateus 13:4|
kai en tô speirein auton a men epesen para tên odon kai a=elthonta tsb=êlthen ta peteina tsb=kai katephagen auta
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5
|Mateus 13:5|
alla de epesen epi ta petrôdê opou ouk eichen gên pollên kai eutheôs exaneteilen dia to mê echein bathos gês
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6
|Mateus 13:6|
êliou de anateilantos ekaumatisthê kai dia to mê echein rizan exêranthê
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7
|Mateus 13:7|
alla de epesen epi tas akanthas kai anebêsan ai akanthai kai a=epnixan tsb=apepnixan auta
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8
|Mateus 13:8|
alla de epesen epi tên gên tên kalên kai edidou karpon o men ekaton o de exêkonta o de triakonta
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9
|Mateus 13:9|
o echôn ôta tsb=akouein akouetô
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10
|Mateus 13:10|
kai proselthontes oi mathêtai a=eipan tsb=eipon autô ab=dia ab=ti ts=diati en parabolais laleis autois
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva