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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Mateus 19:1|
kai egeneto ote etelesen o iêsous tous logous toutous metêren apo tês galilaias kai êlthen eis ta oria tês ioudaias peran tou iordanou
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2
|Mateus 19:2|
kai êkolouthêsan autô ochloi polloi kai etherapeusen autous ekei
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3
|Mateus 19:3|
kai prosêlthon autô tsb=oi pharisaioi peirazontes auton kai legontes tsb=autô ei exestin anthrôpô apolusai tên gunaika autou kata pasan aitian
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4
|Mateus 19:4|
o de apokritheis eipen tsb=autois ouk anegnôte oti o a=ktisas tsb=poiêsas ap archês arsen kai thêlu epoiêsen autous
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5
|Mateus 19:5|
kai eipen a=eneka tsb=eneken toutou kataleipsei anthrôpos ton patera b=[autou] kai tên mêtera kai a=kollêthêsetai tsb=proskollêthêsetai tê gunaiki autou kai esontai oi duo eis sarka mian
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6
|Mateus 19:6|
ôste ouketi eisin duo alla sarx mia o oun o theos sunezeuxen anthrôpos mê chôrizetô
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7
|Mateus 19:7|
legousin autô ti oun a=môusês tsb=môsês eneteilato dounai biblion apostasiou kai apolusai a=[autên] tsb=autên
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8
|Mateus 19:8|
legei autois oti a=môusês tsb=môsês pros tên sklêrokardian umôn epetrepsen umin apolusai tas gunaikas umôn ap archês de ou gegonen outôs
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9
|Mateus 19:9|
legô de umin oti os an apolusê tên gunaika autou ts=ei mê epi porneia kai gamêsê allên moichatai tsb=kai tsb=o tsb=apolelumenên tsb=gamêsas tsb=moichatai
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10
|Mateus 19:10|
legousin autô oi mathêtai a=[autou] tsb=autou ei outôs estin ê aitia tou anthrôpou meta tês gunaikos ou sumpherei gamêsai
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Sugestões

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04 de Dezembro LAB 704
OS GRANDES E HUMILDES FILIPENSES
Filipenses
Filipos. Na internet, você pode ver as fotos das ruínas da antiga cidade de Filipos. Era uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e Europa. O nome vem de Filipe II, rei da Macedônia, fundada por ele em 356 a.C. Antes, existia nesse lugar um vilarejo traciano conhecido pelo nome grego Krenides ("fontes"), que em 361 a.C. foi tomado por colonos da ilha de Tasos, comandados por um exilado ateniense chamado Calistrato.
O maior atrativo desse lugar era o fato de localizar-se nas proximidades das minas de ouro do monte Pangéus, que Filipe fez questão de controlar ao fundar de novo a cidade. Filipos tinha também importância estratégica por constituir a rota terrestre para o Helesponto (Dardanelos) e Bósforo, e portanto, para o interior da Ásia. Lucas descreve Filipos como "a primeira cidade dessa região da Macedônia" — isto é, o primeiro entre quatro distritos em que a Macedônia fora dividida pelos romanos, em 167 a.C. — e acrescenta que se tratava de uma colônia romana (At 16:12).
A cidade foi transformada em colônia em 42 a.C, pelos líderes romanos Antônio e Otaviano, após obterem vitória ali sobre Bruto e Cássio, os assassinos de Júlio César. Os comandantes vitoriosos estabeleceram um batalhão de soldados veteranos em Filipos. Doze anos mais tarde Otaviano, havendo por sua vez derrotado ali as tropas de Antônio na batalha de Actium, instalou na área parte das tropas desbaratadas de Antônio, bem como algumas famílias, às quais despojou a fim de estabelecer também seus próprios soldados veteranos, dando à cidade seu próprio nome: Colônia Júlia Filipense. Três anos depois, quando Otaviano assumiu o título de Augusto, o nome da cidade foi ampliado: Colônia Júlia Augusta Filipense.
Em Filipos, ocorreram as primeiras conversões na Europa e, por isso, Filipos tem sido chamada de berço do cristianismo europeu. A igreja em Filipos cresceu e se fortaleceu e trouxe muitas alegrias ao coração do apóstolo.
Paulo escreveu esta carta, muitos anos depois de a igreja ter ali se formado. Ele estava na prisão em Roma, em condições subumanas, mas que não puderam tirar o gozo do servo de Deus. A igreja de Filipos amava muito a seu pai na fé, e mostrou-lhe muito afeto, enviando-lhe uma carta viva na pessoa de seu representante Epafrodito. Não esqueceu, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal.
E nesta carta podemos aprender que a unidade depende da humildade (2:3-4). O orgulho e o egoísmo trazem divisão. Para demonstrar o valor da humildade, Paulo usou a pessoa de Cristo como exemplo (2:5-11). Afinal, concordamos: não haveria exemplo melhor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva