-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
King James Version with Strongs -
-
1
|Gênesis 31:1|
And he heard H8085 the words H1697 of Laban's H3837 sons, H1121 saying, H559 Jacob H3290 hath taken away H3947 all that was our father's; H1 and of that which was our father's H1 hath he gotten H6213 all this glory. H3519
-
2
|Gênesis 31:2|
And Jacob H3290 beheld H7200 the countenance H6440 of Laban, H3837 and, behold, it was not toward him as H8543 before. H8032
-
3
|Gênesis 31:3|
And the LORD H3068 said H559 unto Jacob, H3290 Return H7725 unto the land H776 of thy fathers, H1 and to thy kindred; H4138 and I will be with thee.
-
4
|Gênesis 31:4|
And Jacob H3290 sent H7971 and called H7121 Rachel H7354 and Leah H3812 to the field H7704 unto his flock, H6629
-
5
|Gênesis 31:5|
And said H559 unto them, I see H7200 your father's H1 countenance, H6440 that it is not toward me as H8543 before; H8032 but the God H430 of my father H1 hath been H1961 with me.
-
6
|Gênesis 31:6|
And ye H859 know H3045 that with all my power H3581 I have served H5647 your father. H1
-
7
|Gênesis 31:7|
And your father H1 hath deceived H2048 me, and changed H2498 my wages H4909 ten H6235 times; H4489 but God H430 suffered him H5414 not to hurt H7489 me. H5978
-
8
|Gênesis 31:8|
If he said H559 thus, The speckled H5348 shall be thy wages; H7939 then all the cattle H6629 bare H3205 speckled: H5348 and if he said H559 thus, The ringstraked H6124 shall be thy hire; H7939 then bare H3205 all the cattle H6629 ringstraked. H6124
-
9
|Gênesis 31:9|
Thus God H430 hath taken away H5337 the cattle H4735 of your father, H1 and given H5414 them to me.
-
10
|Gênesis 31:10|
And it came to pass at the time H6256 that the cattle H6629 conceived, H3179 that I lifted up H5375 mine eyes, H5869 and saw H7200 in a dream, H2472 and, behold, the rams H6260 which leaped H5927 upon the cattle H6629 were ringstraked, H6124 speckled, H5348 and grisled. H1261
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 1-3
11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva