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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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King James Version with Strongs
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|Jeremias 29:1|
Now these are the words H1697 of the letter H5612 that Jeremiah H3414 the prophet H5030 sent H7971 from Jerusalem H3389 unto the residue H3499 of the elders H2205 which were carried away captives, H1473 and to the priests, H3548 and to the prophets, H5030 and to all the people H5971 whom Nebuchadnezzar H5019 had carried away captive H1540 from Jerusalem H3389 to Babylon; H894
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|Jeremias 29:2|
(After H310 that Jeconiah H3204 the king, H4428 and the queen, H1377 and the eunuchs, H5631 the princes H8269 of Judah H3063 and Jerusalem, H3389 and the carpenters, H2796 and the smiths, H4525 were departed H3318 from Jerusalem;) H3389
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|Jeremias 29:3|
By the hand H3027 of Elasah H501 the son H1121 of Shaphan, H8227 and Gemariah H1587 the son H1121 of Hilkiah, H2518 (whom Zedekiah H6667 king H4428 of Judah H3063 sent H7971 unto Babylon H894 to Nebuchadnezzar H5019 king H4428 of Babylon) H894 saying, H559
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|Jeremias 29:4|
Thus saith H559 the LORD H3068 of hosts, H6635 the God H430 of Israel, H3478 unto all that are carried away captives, H1473 whom I have caused to be carried away H1540 from Jerusalem H3389 unto Babylon; H894
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|Jeremias 29:5|
Build H1129 ye houses, H1004 and dwell H3427 in them; and plant H5193 gardens, H1593 and eat H398 the fruit H6529 of them;
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|Jeremias 29:6|
Take H3947 ye wives, H802 and beget H3205 sons H1121 and daughters; H1323 and take H3947 wives H802 for your sons, H1121 and give H5414 your daughters H1323 to husbands, H582 that they may bear H3205 sons H1121 and daughters; H1121 that ye may be increased H7235 there, and not diminished. H4591
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|Jeremias 29:7|
And seek H1875 the peace H7965 of the city H5892 whither I have caused you to be carried away captives, H1540 and pray H6419 unto the LORD H3068 for it: for in the peace H7965 thereof shall ye have peace. H7965
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|Jeremias 29:8|
For thus saith H559 the LORD H3068 of hosts, H6635 the God H430 of Israel; H3478 Let not your prophets H5030 and your diviners, H7080 that be in the midst H7130 of you, deceive H5377 you, neither hearken H8085 to your dreams H2472 which ye cause to be dreamed. H2492
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|Jeremias 29:9|
For they prophesy H5012 falsely H8267 unto you in my name: H8034 I have not sent H7971 them, saith H5002 the LORD. H3068
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|Jeremias 29:10|
For thus saith H559 the LORD, H3068 That after H6310 seventy H7657 years H8141 be accomplished H4390 at Babylon H894 I will visit H6485 you, and perform H6965 my good H2896 word H1697 toward you, in causing you to return H7725 to this place. H4725
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Sugestões
Clique para ler Salmos 106-110
03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva