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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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King James Version with Strongs
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|Jeremias 9:1|
Oh that H5414 my head H7218 were waters, H4325 and mine eyes H5869 a fountain H4726 of tears, H1832 that I might weep H1058 day H3119 and night H3915 for the slain H2491 of the daughter H1323 of my people! H5971
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|Jeremias 9:2|
Oh that H5414 I had in the wilderness H4057 a lodging place H4411 of wayfaring men; H732 that I might leave H5800 my people, H5971 and go H3212 from them! for they be all adulterers, H5003 an assembly H6116 of treacherous men. H898
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|Jeremias 9:3|
And they bend H1869 their tongues H3956 like their bow H7198 for lies: H8267 but they are not valiant H1396 for the truth H530 upon the earth; H776 for they proceed H3318 from evil H7451 to evil, H7451 and they know H3045 not me, saith H5002 the LORD. H3068
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|Jeremias 9:4|
Take ye heed H8104 every one H376 of his neighbour, H7453 and trust H982 ye not in any brother: H251 for every brother H251 will utterly H6117 supplant, H6117 and every neighbour H7453 will walk H1980 with slanders. H7400
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|Jeremias 9:5|
And they will deceive H2048 every one H376 his neighbour, H7453 and will not speak H1696 the truth: H571 they have taught H3925 their tongue H3956 to speak H1696 lies, H8267 and weary H3811 themselves to commit iniquity. H5753
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|Jeremias 9:6|
Thine habitation H3427 is in the midst H8432 of deceit; H4820 through deceit H4820 they refuse H3985 to know H3045 me, saith H5002 the LORD. H3068
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|Jeremias 9:7|
Therefore thus saith H559 the LORD H3068 of hosts, H6635 Behold, I will melt H6884 them, and try H974 them; for how shall I do H6213 for H6440 the daughter H1323 of my people? H5971
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|Jeremias 9:8|
Their tongue H3956 is as an arrow H2671 shot out; H7819 it speaketh H1696 deceit: H4820 one speaketh H1696 peaceably H7965 to his neighbour H7453 with his mouth, H6310 but in heart H7130 he layeth H7760 his wait. H696
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|Jeremias 9:9|
Shall I not visit H6485 them for these things? saith H5002 the LORD: H3068 shall not my soul H5315 be avenged H5358 on such a nation H1471 as this?
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|Jeremias 9:10|
For the mountains H2022 will I take up H5375 a weeping H1065 and wailing, H5092 and for the habitations H4999 of the wilderness H4057 a lamentation, H7015 because they are burned up, H3341 so that none H376 can pass H5674 through them; neither can men hear H8085 the voice H6963 of the cattle; H4735 both the fowl H5775 of the heavens H8064 and the beast H929 are fled; H5074 they are gone. H1980
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Sugestões
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21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva