-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
King James Version with Strongs
-
-
59
|Jeremias 51:59|
The word H1697 which Jeremiah H3414 the prophet H5030 commanded H6680 Seraiah H8304 the son H1121 of Neriah, H5374 the son H1121 of Maaseiah, H4271 when he went H3212 with Zedekiah H6667 the king H4428 of Judah H3063 into Babylon H894 in the fourth H7243 year H8141 of his reign. H4427 And this Seraiah H8304 was a quiet H4496 prince. H8269
-
-
Sugestões
Clique para ler Naum 1-3
25 de setembro LAB 634
NAUM
Naum
Num dia do ano, um livro da Bíblia. “Naonde”? Naum. Sim. É em Naum que você deve estacionar-se hoje, para fazer a sua leitura bíblica de 25/09.
Naum é o Livro da Bíblia que conta sobre a destruição de Nínive, capital da Assíria, a cidade que Jonas advertira. Naum foi o profeta, enviado por Deus, para predizer tanto a ruína quanto a completa destruição de Nínive. Logo, este livro é uma pronúncia contra aquela antiga capital do império Assírio. E para nós que cremos na Palavra de Deus, o cumprimento histórico dos pronunciamentos proféticos de Naum atestam a autenticidade canônica de inspiração do livro que leva o seu nome. Tal livro, provavelmente, tenha começado a ser escrito algum tempo depois de a cidade egípcia de Nô-Amom (Tebas) sofrer uma derrota no Século VII a.C. e tenha sido completado antes da predita destruição de Nínive, ocorrida aproximadamente entre 614 e 632 a.C..
Nenhuma referência especifica acerca do Espírito Santo ocorre no Livro de Naum. Todavia, a obra do Espírito na produção da profecia e na direção dos acontecimentos descritos no livro deve ser admitida. O cabeçalho do livro descreve-o como “visão de Naum “ (1.1). O Espírito Santo funciona aqui como o Revelador, Aquele que abre para Naum o drama que revela adiante e comunica a mensagem do Senhor que ele está encarregado de entregar.
O Espírito Santo também deve funcionar como o Grande Instigador na queda de Nínive. Os inimigos, dentre eles os filhos da Babilônia, os medos e os citas, juntam suas forças contra os assírios e saqueiam a cidade.
E as lições que aprendemos são: a) Deus usa agentes humanos para executar Seu julgamento; b) Atrás disso tudo está a obra do seu Espírito Santo, instigando, impelindo e punido, de acordo com a vontade de Deus. c) Por esta obra do Espírito Santo, os crentes são levados a vencer.
Pela obra do Espírito, o Senhor convocou Suas tropas e as levou para a batalha vitoriosa. Isso deve-nos ser um consolo, um conforto, dado pelo próprio Consolador prometido a todos os que buscam seguir a Deus (João 15), visto que a própria palavra hebraica “Naum” significa “confortador” ou “cheio de conforto”.
Você quer sentir-se confortado? Que tal experimentar lendo o livro de Naum? O fazer essa leitura, peça a Deus que faça com que a mesma lhe influencie tanto, ao ponto de não apenas conceder-lhe o conforto e o consolo. Que a leitura do livro de Naum faça de você mesmo, pela atuação do mesmo Espírito Santo que ensina as verdades bíblicas, um consolador, um confortador.
Isto pode acontecer hoje !
Fontes:
a) http://pt.wikipedia.org/wiki/Naum ;
b) http://www.vivos.com.br/105.htm .
Valdeci Júnior
Fátima Silva