-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|1 Samuel 11:1|
vayya`al nâchâsh hâ`ammoniy vayyichan `al-yâbhêsh gil`âdhvayyo'mru kol-'anshêy yâbhêysh 'el-nâchâsh kerâth-lânu bheriythvena`abhdhekhâ
-
2
|1 Samuel 11:2|
vayyo'mer 'alêyhem nâchâsh hâ`ammoniy bezo'th.'ekhroth lâkhem binqor lâkhem kol-`êyn yâmiyn vesamtiyhâ cherpâh`al-kâl-yisrâ'êl
-
3
|1 Samuel 11:3|
vayyo'mru 'êlâyv ziqnêy yâbhêysh hereph lânushibh`ath yâmiym venishlechâh mal'âkhiym bekhol gebhul yisrâ'êlve'im-'êyn moshiya` 'othânu veyâtsâ'nu 'êleykha
-
4
|1 Samuel 11:4|
vayyâbho'uhammal'âkhiym gibh`ath shâ'ul vaydhabberu haddebhâriym be'âznêyhâ`âm vayyis'u khol-hâ`âm 'eth-qolâm vayyibhku
-
5
|1 Samuel 11:5|
vehinnêh shâ'ulbâ' 'acharêy habbâqâr min-hasâdheh vayyo'mer shâ'ul mah-lâ`âmkiy yibhku vaysapperu-lo 'eth-dibhrêy 'anshêy yâbhêysh
-
6
|1 Samuel 11:6|
vattitslachruach-'elohiym `al-shâ'ul beshâm`o [k][shâm`o] 'eth-haddebhâriymhâ'êlleh vayyichar 'appo me'odh
-
7
|1 Samuel 11:7|
vayyiqqach tsemedh bâqârvaynattechêhu vayshallach bekhol-gebhul yisrâ'êl beyadh hammal'âkhiymlê'mor 'asher 'êynennu yotsê' 'acharêy shâ'ul ve'achar shemu'êl kohyê`âseh libhqâro vayyippol pachadh-Adonay `al-hâ`âm vayyêtse'uke'iysh 'echâdh
-
8
|1 Samuel 11:8|
vayyiphqedhêm bebhâzeq vayyihyu bhenêy-yisrâ'êl sheloshmê'oth 'eleph ve'iysh yehudhâh sheloshiym 'âleph
-
9
|1 Samuel 11:9|
vayyo'mrulammal'âkhiym habbâ'iym koh tho'mrun le'iysh yâbhêysh gil`âdh mâchârtihyeh-lâkhem teshu`âh bechom [k][chom] hashâmesh vayyâbho'uhammal'âkhiym vayyaggiydhu le'anshêy yâbhêysh vayyismâchu
-
10
|1 Samuel 11:10|
vayyo'mru 'anshêy yâbhêysh mâchâr nêtsê' 'alêykhem va`asiythem lânukekhol-hathobh be`êynêykhem s
-
-
Sugestões

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva