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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|1 Samuel 31:1|
uphelishtiym nilchâmiym beyisrâ'êl vayyânusu 'anshêy.yisrâ'êl mippenêy phelishtiym vayyippelu chalâliym behar haggilboa`
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2
|1 Samuel 31:2|
vayyadhbequ phelishtiym 'eth-shâ'ul ve'eth-bânâyv vayyakku phelishtiym'eth-yehonâthân ve'eth-'abhiynâdhâbh ve'eth-malkiy-shua` benêy shâ'ul
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3
|1 Samuel 31:3|
vattikhbadh hammilchâmâh 'el-shâ'ul vayyimtsâ'uhu hammoriym'anâshiym baqqâsheth vayyâchel me'odh mêhammoriym
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4
|1 Samuel 31:4|
vayyo'mershâ'ul lenosê' khêlâyv sheloph charbekha vedhâqerêniy bhâh pen-yâbho'uhâ`arêliym hâ'êlleh udheqâruniy vehith`allelu-bhiy velo' 'âbhâh nosê'khêlâyv kiy yârê' me'odh vayyiqqach shâ'ul 'eth-hacherebh vayyippol`âleyhâ
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5
|1 Samuel 31:5|
vayyar' nosê'-khêlâyv kiy mêth shâ'ul vayyippol gam-hu'`al-charbo vayyâmâth `immo
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6
|1 Samuel 31:6|
vayyâmâth shâ'ul ushelosheth bânâyvvenosê' khêlâyv gam kol-'anâshâyv bayyom hahu' yachdâv
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7
|1 Samuel 31:7|
vayyir'u'anshêy-yisrâ'êl 'asher-be`êbher hâ`êmeq va'asher be`êbher hayyardênkiy-nâsu 'anshêy yisrâ'êl vekhiy-mêthu shâ'ul ubhânâyv vayya`azbhu'eth-he`âriym vayyânusu vayyâbho'u phelishtiym vayyêshebhu bâhen s
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8
|1 Samuel 31:8|
vayhiy mimmochorâth vayyâbho'u phelishtiym lephashêth 'eth-hachalâliymvayyimtse'u 'eth-shâ'ul ve'eth-shelosheth bânâyv nopheliym beharhaggilboa`
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9
|1 Samuel 31:9|
vayyikhrethu 'eth-ro'sho vayyaphshiythu 'eth-kêlâyvvayshallechu bhe'erets-pelishtiym sâbhiybh lebhasêr bêyth `atsabbêyhemve'eth-hâ`âm
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10
|1 Samuel 31:10|
vayyâsimu 'eth-kêlâyv bêyth `ashtâroth ve'eth-geviyyâthotâq`u bechomath bêythshân
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Sugestões
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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva