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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 19:1|
vaydhabbêr shâ'ul 'el-yonâthân beno ve'el-kâl-`abhâdhâyvlehâmiyth 'eth-dâvidh viyhonâthân ben-shâ'ul châphêts bedhâvidh me'odh
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2
|1 Samuel 19:2|
vayyaggêdh yehonâthân ledhâvidh lê'mor mebhaqqêsh shâ'ul 'âbhiylahamiythekha ve`attâh hishâmer-nâ' bhabboqer veyâshabhtâ bhassêthervenachbê'thâ
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3
|1 Samuel 19:3|
va'aniy 'êtsê' ve`âmadhtiy leyadh-'âbhiy basâdheh 'asher'attâh shâm va'aniy 'adhabbêr bekha 'el-'âbhiy verâ'iythiy mâhvehiggadhtiy lâkh s
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4
|1 Samuel 19:4|
vaydhabbêr yehonâthân bedhâvidh thobh 'el-shâ'ul'âbhiyv vayyo'mer 'êlâyv 'al-yechethâ' hammelekh be`abhdo bhedhâvidhkiy lo' châthâ' lâkh vekhiy ma`asâyv thobh-lekha me'odh
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5
|1 Samuel 19:5|
vayyâsem 'eth-naphsho bhekhappo vayyakh 'eth-happelishtiy vayya`as Adonay teshu`âhghedholâh lekhol-yisrâ'êl râ'iythâ vattismâch velâmmâh thechethâ' bedhâmnâqiy lehâmiyth 'eth-dâvidh chinnâm
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6
|1 Samuel 19:6|
vayyishma` shâ'ul beqol yehonâthân.vayyishâbha` shâ'ul chay-Adonay 'im-yumâth
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7
|1 Samuel 19:7|
vayyiqrâ' yehonâthânledhâvidh vayyaggedh-lo yehonâthân 'êth kol-haddebhâriym hâ'êllehvayyâbhê' yehonâthân 'eth-dâvidh 'el-shâ'ul vayhiy lephânâyv ke'ethmolshilshom s
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8
|1 Samuel 19:8|
vattoseph hammilchâmâh lihyoth vayyêtsê' dhâvidhvayyillâchem bappelishtiym vayyakh bâhem makkâh ghedholâhvayyânusu mippânâyv
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9
|1 Samuel 19:9|
vattehiy ruach Adonay râ`âh 'el-shâ'ulvehu' bebhêytho yoshêbh vachaniytho beyâdho vedhâvidh menaggên beyâdh
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10
|1 Samuel 19:10|
vaybhaqqêsh shâ'ul lehakkoth bachaniyth bedhâvidh ubhaqqiyr vayyiphtharmippenêy shâ'ul vayyakh 'eth-hachaniyth baqqiyr vedhâvidh nâsvayyimmâlêth ballaylâh hu' ph
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Sugestões

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17 de Dezembro LAB 717
TIAGO
Tiago
“A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
“No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
“A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.
Valdeci Júnior
Fátima Silva