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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 19:1|
vaydhabbêr shâ'ul 'el-yonâthân beno ve'el-kâl-`abhâdhâyvlehâmiyth 'eth-dâvidh viyhonâthân ben-shâ'ul châphêts bedhâvidh me'odh
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2
|1 Samuel 19:2|
vayyaggêdh yehonâthân ledhâvidh lê'mor mebhaqqêsh shâ'ul 'âbhiylahamiythekha ve`attâh hishâmer-nâ' bhabboqer veyâshabhtâ bhassêthervenachbê'thâ
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3
|1 Samuel 19:3|
va'aniy 'êtsê' ve`âmadhtiy leyadh-'âbhiy basâdheh 'asher'attâh shâm va'aniy 'adhabbêr bekha 'el-'âbhiy verâ'iythiy mâhvehiggadhtiy lâkh s
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4
|1 Samuel 19:4|
vaydhabbêr yehonâthân bedhâvidh thobh 'el-shâ'ul'âbhiyv vayyo'mer 'êlâyv 'al-yechethâ' hammelekh be`abhdo bhedhâvidhkiy lo' châthâ' lâkh vekhiy ma`asâyv thobh-lekha me'odh
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5
|1 Samuel 19:5|
vayyâsem 'eth-naphsho bhekhappo vayyakh 'eth-happelishtiy vayya`as Adonay teshu`âhghedholâh lekhol-yisrâ'êl râ'iythâ vattismâch velâmmâh thechethâ' bedhâmnâqiy lehâmiyth 'eth-dâvidh chinnâm
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6
|1 Samuel 19:6|
vayyishma` shâ'ul beqol yehonâthân.vayyishâbha` shâ'ul chay-Adonay 'im-yumâth
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7
|1 Samuel 19:7|
vayyiqrâ' yehonâthânledhâvidh vayyaggedh-lo yehonâthân 'êth kol-haddebhâriym hâ'êllehvayyâbhê' yehonâthân 'eth-dâvidh 'el-shâ'ul vayhiy lephânâyv ke'ethmolshilshom s
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8
|1 Samuel 19:8|
vattoseph hammilchâmâh lihyoth vayyêtsê' dhâvidhvayyillâchem bappelishtiym vayyakh bâhem makkâh ghedholâhvayyânusu mippânâyv
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9
|1 Samuel 19:9|
vattehiy ruach Adonay râ`âh 'el-shâ'ulvehu' bebhêytho yoshêbh vachaniytho beyâdho vedhâvidh menaggên beyâdh
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10
|1 Samuel 19:10|
vaybhaqqêsh shâ'ul lehakkoth bachaniyth bedhâvidh ubhaqqiyr vayyiphtharmippenêy shâ'ul vayyakh 'eth-hachaniyth baqqiyr vedhâvidh nâsvayyimmâlêth ballaylâh hu' ph
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Sugestões

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04 de Dezembro LAB 704
OS GRANDES E HUMILDES FILIPENSES
Filipenses
Filipos. Na internet, você pode ver as fotos das ruínas da antiga cidade de Filipos. Era uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e Europa. O nome vem de Filipe II, rei da Macedônia, fundada por ele em 356 a.C. Antes, existia nesse lugar um vilarejo traciano conhecido pelo nome grego Krenides ("fontes"), que em 361 a.C. foi tomado por colonos da ilha de Tasos, comandados por um exilado ateniense chamado Calistrato.
O maior atrativo desse lugar era o fato de localizar-se nas proximidades das minas de ouro do monte Pangéus, que Filipe fez questão de controlar ao fundar de novo a cidade. Filipos tinha também importância estratégica por constituir a rota terrestre para o Helesponto (Dardanelos) e Bósforo, e portanto, para o interior da Ásia. Lucas descreve Filipos como "a primeira cidade dessa região da Macedônia" — isto é, o primeiro entre quatro distritos em que a Macedônia fora dividida pelos romanos, em 167 a.C. — e acrescenta que se tratava de uma colônia romana (At 16:12).
A cidade foi transformada em colônia em 42 a.C, pelos líderes romanos Antônio e Otaviano, após obterem vitória ali sobre Bruto e Cássio, os assassinos de Júlio César. Os comandantes vitoriosos estabeleceram um batalhão de soldados veteranos em Filipos. Doze anos mais tarde Otaviano, havendo por sua vez derrotado ali as tropas de Antônio na batalha de Actium, instalou na área parte das tropas desbaratadas de Antônio, bem como algumas famílias, às quais despojou a fim de estabelecer também seus próprios soldados veteranos, dando à cidade seu próprio nome: Colônia Júlia Filipense. Três anos depois, quando Otaviano assumiu o título de Augusto, o nome da cidade foi ampliado: Colônia Júlia Augusta Filipense.
Em Filipos, ocorreram as primeiras conversões na Europa e, por isso, Filipos tem sido chamada de berço do cristianismo europeu. A igreja em Filipos cresceu e se fortaleceu e trouxe muitas alegrias ao coração do apóstolo.
Paulo escreveu esta carta, muitos anos depois de a igreja ter ali se formado. Ele estava na prisão em Roma, em condições subumanas, mas que não puderam tirar o gozo do servo de Deus. A igreja de Filipos amava muito a seu pai na fé, e mostrou-lhe muito afeto, enviando-lhe uma carta viva na pessoa de seu representante Epafrodito. Não esqueceu, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal.
E nesta carta podemos aprender que a unidade depende da humildade (2:3-4). O orgulho e o egoísmo trazem divisão. Para demonstrar o valor da humildade, Paulo usou a pessoa de Cristo como exemplo (2:5-11). Afinal, concordamos: não haveria exemplo melhor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva