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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 25:1|
vayyâmâth shemu'êl vayyiqqâbhetsu khol-yisrâ'êlvayyispedhu-lo vayyiqberuhu bebhêytho bârâmâh vayyâqâm dâvidhvayyêredh 'el-midhbar pâ'rân s
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2
|1 Samuel 25:2|
ve'iysh bemâ`on uma`asêhubhakkarmel vehâ'iysh gâdhol me'odh velo tso'n shelosheth-'alâphiym ve'eleph`izziym vayhiy bighzoz 'eth-tso'no bakkarmel
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3
|1 Samuel 25:3|
veshêm hâ'iysh nâbhâlveshêm 'ishto 'abhighâyil vehâ'ishâh thobhath-sekhel viyphath to'ar vehâ'iysh.qâsheh vera` ma`alâliym vehu' khâlebho [khâlibbiy]
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4
|1 Samuel 25:4|
vayyishma` dâvidhbammidhbâr kiy-ghozêz nâbhâl 'eth-tso'no
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5
|1 Samuel 25:5|
vayyishlach dâvidh `asârâhne`âriym vayyo'mer dâvidh lanne`âriym `alu kharmelâh ubhâ'them'el-nâbhâl ushe'eltem-lo bhishmiy leshâlom
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6
|1 Samuel 25:6|
va'amartem koh lechâyve'attâh shâlom ubhêythkha shâlom vekhol 'asher-lekha shâlom
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7
|1 Samuel 25:7|
ve`attâhshâma`tiy kiy ghozeziym lâkh `attâh hâro`iym 'asher-lekha hâyu `immânulo' hekhlamnum velo'-niphqadh lâhem me'umâh kol-yemêy heyothâmbakkarmel
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8
|1 Samuel 25:8|
she'al 'eth-ne`âreykha veyaggiydhu lâkh veyimtse'uhanne`âriym chên be`êyneykha kiy-`al-yom thobh bânu tenâh-nâ' 'êth'asher timtsâ' yâdhkha la`abhâdheykha ulebhinkha ledhâvidh
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9
|1 Samuel 25:9|
vayyâbho'una`arêy dhâvidh vaydhabberu 'el-nâbhâl kekhol-haddebhâriym hâ'êllehbeshêm dâvidh vayyânuchu
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10
|1 Samuel 25:10|
vayya`an nâbhâl 'eth-`abhdhêy dhâvidhvayyo'mer miy dhâvidh umiy bhen-yishây hayyom rabbu `abhâdhiymhammithpârtsiym 'iysh mippenêy 'adhonâyv
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Sugestões

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04 de Dezembro LAB 704
OS GRANDES E HUMILDES FILIPENSES
Filipenses
Filipos. Na internet, você pode ver as fotos das ruínas da antiga cidade de Filipos. Era uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e Europa. O nome vem de Filipe II, rei da Macedônia, fundada por ele em 356 a.C. Antes, existia nesse lugar um vilarejo traciano conhecido pelo nome grego Krenides ("fontes"), que em 361 a.C. foi tomado por colonos da ilha de Tasos, comandados por um exilado ateniense chamado Calistrato.
O maior atrativo desse lugar era o fato de localizar-se nas proximidades das minas de ouro do monte Pangéus, que Filipe fez questão de controlar ao fundar de novo a cidade. Filipos tinha também importância estratégica por constituir a rota terrestre para o Helesponto (Dardanelos) e Bósforo, e portanto, para o interior da Ásia. Lucas descreve Filipos como "a primeira cidade dessa região da Macedônia" — isto é, o primeiro entre quatro distritos em que a Macedônia fora dividida pelos romanos, em 167 a.C. — e acrescenta que se tratava de uma colônia romana (At 16:12).
A cidade foi transformada em colônia em 42 a.C, pelos líderes romanos Antônio e Otaviano, após obterem vitória ali sobre Bruto e Cássio, os assassinos de Júlio César. Os comandantes vitoriosos estabeleceram um batalhão de soldados veteranos em Filipos. Doze anos mais tarde Otaviano, havendo por sua vez derrotado ali as tropas de Antônio na batalha de Actium, instalou na área parte das tropas desbaratadas de Antônio, bem como algumas famílias, às quais despojou a fim de estabelecer também seus próprios soldados veteranos, dando à cidade seu próprio nome: Colônia Júlia Filipense. Três anos depois, quando Otaviano assumiu o título de Augusto, o nome da cidade foi ampliado: Colônia Júlia Augusta Filipense.
Em Filipos, ocorreram as primeiras conversões na Europa e, por isso, Filipos tem sido chamada de berço do cristianismo europeu. A igreja em Filipos cresceu e se fortaleceu e trouxe muitas alegrias ao coração do apóstolo.
Paulo escreveu esta carta, muitos anos depois de a igreja ter ali se formado. Ele estava na prisão em Roma, em condições subumanas, mas que não puderam tirar o gozo do servo de Deus. A igreja de Filipos amava muito a seu pai na fé, e mostrou-lhe muito afeto, enviando-lhe uma carta viva na pessoa de seu representante Epafrodito. Não esqueceu, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal.
E nesta carta podemos aprender que a unidade depende da humildade (2:3-4). O orgulho e o egoísmo trazem divisão. Para demonstrar o valor da humildade, Paulo usou a pessoa de Cristo como exemplo (2:5-11). Afinal, concordamos: não haveria exemplo melhor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva