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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 5:1|
uphelishtiym lâqechu 'êth 'aron hâ'elohiym vaybhi'uhumê'ebhen hâ`êzer 'ashdodhâh
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2
|1 Samuel 5:2|
vayyiqchu phelishtiym 'eth-'aronhâ'elohiym vayyâbhiy'u 'otho bêyth dâghon vayyatsiyghu 'otho 'êtseldâghon
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3
|1 Samuel 5:3|
vayyashkimu 'ashdodhiym mimmochorâth vehinnêh dhâghonnophêl lephânâyv 'artsâh liphnêy 'aron Adonay vayyiqchu 'eth-dâghonvayyâshibhu 'otho limqomo
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4
|1 Samuel 5:4|
vayyashkimu bhabboqer mimmochorâthvehinnêh dhâghon nophêl lephânâyv 'artsâh liphnêy 'aron Adonayvero'sh dâghon ushetêy kappoth yâdhâyv keruthoth 'el-hammiphtân raqdâghon nish'ar `âlâyv
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5
|1 Samuel 5:5|
`al-kên lo'-yidhrekhu khohanêy dhâghon vekhol-habbâ'iym bêyth-dâghon `al-miphtan dâghon be'ashdodh `adh hayyomhazzeh s
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6
|1 Samuel 5:6|
vattikhbadh yadh-Adonay 'el-hâ'ashdodhiym vayshimmêmvayyakh 'othâm bo`ophâliym [ba][thechoriym] 'eth-'ashdodh ve'eth-gebhuleyhâ
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7
|1 Samuel 5:7|
vayyir'u 'anshêy-'ashdodh kiy-khên ve'âmru lo'-yêshêbh'aron 'elohêy yisrâ'êl `immânu kiy-qâshthâh yâdho `âlêynu ve`aldâghon 'elohêynu
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8
|1 Samuel 5:8|
vayyishlechu vayya'asphu 'eth-kâl-sarnêy phelishtiym'alêyhem vayyo'mru mah-na`aseh la'aron 'elohêy yisrâ'êlvayyo'mru gath yissobh 'aron 'elohêy yisrâ'êl vayyassêbbu 'eth-'aron'elohêy yisrâ'êl s
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9
|1 Samuel 5:9|
vayhiy 'acharêy hêsabbu 'otho vattehiy yadh-Adonay bâ`iyr mehumâh gedholâh me'odh vayyakh 'eth-'anshêyhâ`iyr miqqâthon ve`adh-gâdhol vayyisâthru lâhem `ophâliym [thechoriym]
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10
|1 Samuel 5:10|
vayshallechu 'eth-'aron hâ'elohiym `eqron vayhiy kebho' 'aronhâ'elohiym `eqron vayyiz`aqu hâ`eqroniym lê'mor hêsabbu 'êlay'eth-'aron 'elohêy yisrâ'êl lahamiythêniy ve'eth-`ammiy
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva