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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 27:1|
vayyo'mer dâvidh 'el-libbo `attâh 'essâpheh yom-'echâdhbeyadh-shâ'ul 'êyn-liy thobh kiy himmâlêth 'immâlêth 'el-'erets pelishtiymveno'ash mimmenniy shâ'ul lebhaqshêniy `odh bekhol-gebhul yisrâ'êlvenimlathtiy miyyâdho
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2
|1 Samuel 27:2|
vayyâqâm dâvidh vayya`abhor hu' veshêsh-mê'oth 'iysh 'asher `immo 'el-'âkhiysh ben-mâ`okh melekh gath
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3
|1 Samuel 27:3|
vayyêshebhdâvidh `im-'âkhiysh beghath hu' va'anâshâyv 'iysh ubhêytho dâvidh ushetêynâshâyv 'achiyno`am hayyizre`ê'liyth va'abhiyghayil 'êsheth-nâbhâlhakkarmeliyth
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4
|1 Samuel 27:4|
vayyuggadh leshâ'ul kiy-bhârach dâvidh gath velo'-yosaph[yâsaph] `odh lebhaqsho s
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5
|1 Samuel 27:5|
vayyo'mer dâvidh 'el-'âkhiysh 'im-nâ'mâtsâ'thiy chên be`êyneykha yittenu-liy mâqom be'achath `ârêy hasâdhehve'êshebhâh shâm velâmmâh yêshêbh `abhdekha be`iyr hammamlâkhâh`immâkh
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6
|1 Samuel 27:6|
vayyitten-lo 'âkhiysh bayyom hahu' 'eth-tsiqlâgh lâkhên hâythâh.tsiqlagh lemalkhêy yehudhâh `adh hayyom hazzeh ph
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7
|1 Samuel 27:7|
vayhiy misparhayyâmiym 'asher-yâshabh dâvidh bisdhêh phelishtiym yâmiym ve'arbâ`âhchodhâshiym
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8
|1 Samuel 27:8|
vayya`al dâvidh va'anâshâyv vayyiphshethu 'el-haggeshuriyvehaggirziy [v][ha][gizriy] vehâ`amâlêqiy kiy hênnâh yoshebhothhâ'ârets 'asher mê`olâm bo'akha shurâh ve`adh-'erets mitsrâyim
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9
|1 Samuel 27:9|
vehikkâh dhâvidh 'eth-hâ'ârets velo' yechayyeh 'iysh ve'ishâh velâqachtso'n ubhâqâr vachamoriym ughemalliym ubheghâdhiym vayyâshâbhvayyâbho' 'el-'âkhiysh
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10
|1 Samuel 27:10|
vayyo'mer 'âkhiysh 'al-peshathtem hayyomvayyo'mer dâvidh `al-neghebh yehudhâh ve`al-neghebh hayyarcheme'êliyve'el-neghebh haqqêyniy
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva