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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 29:1|
vayyiqbetsu phelishtiym 'eth-kâl-machanêyhem 'aphêqâhveyisrâ'êl choniym ba`ayin 'asher beyizre`e'l
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2
|1 Samuel 29:2|
vesarnêy phelishtiym`obheriym lemê'oth vela'alâphiym vedhâvidh va'anâshâyv `obheriymbâ'acharonâh `im-'âkhiysh
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3
|1 Samuel 29:3|
vayyo'mru sârêy phelishtiym mâhhâ`ibhriym hâ'êlleh vayyo'mer 'âkhiysh 'el-sârêy phelishtiym halo'-zehdhâvidh `ebhedh shâ'ul melekh-yisrâ'êl 'asher hâyâh 'ittiy zeh yâmiym'o-zeh shâniym velo'-mâtsâ'thiy bho me'umâh miyyom nophlo `adh-hayyom hazzeh ph
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4
|1 Samuel 29:4|
vayyiqtsephu `âlâyv sârêy phelishtiym vayyo'mrulo sârêy phelishtiym hâshêbh 'eth-hâ'iysh veyâshobh 'el-meqomo 'asherhiphqadhto shâm velo'-yêrêdh `immânu bammilchâmâh velo'-yihyeh-lânu lesâthân bammilchâmâh ubhammeh yithratseh zeh 'el-'adhonâyvhalo' berâ'shêy hâ'anâshiym hâhêm
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5
|1 Samuel 29:5|
halo'-zeh dhâvidh 'asher ya`anu-lobammecholoth lê'mor hikkâh shâ'ul ba'alâphâyv vedhâvidh beribhebhotho[b][ribhebhothâyv] s
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6
|1 Samuel 29:6|
vayyiqrâ' 'âkhiysh 'el-dâvidh vayyo'mer 'êlâyvchay-Adonay kiy-yâshâr 'attâh vethobh be`êynay tsê'thkha ubho'akha'ittiy bammachaneh kiy lo'-mâtsâ'thiy bhekha râ`âh miyyom bo'akha'êlay `adh-hayyom hazzeh ubhe`êynêy hasserâniym lo'-thobh 'âttâh
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7
|1 Samuel 29:7|
ve`attâh shubh velêkh beshâlom velo'-tha`aseh râ` be`êynêy sarnêyphelishtiym s
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8
|1 Samuel 29:8|
vayyo'mer dâvidh 'el-'âkhiysh kiy meh `âsiythiy umah-mâtsâ'thâ bhe`abhdekha miyyom 'asher hâyiythiy lephâneykha `adh hayyomhazzeh kiy lo' 'âbho' venilchamtiy be'oyebhêy 'adhoniy hammelekh
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9
|1 Samuel 29:9|
vayya`an 'âkhiysh vayyo'mer 'el-dâvidh yâdha`tiy kiy thobh 'attâhbe`êynay kemal'akh 'elohiym 'akh sârêy phelishtiym 'âmru lo'-ya`aleh`immânu bammilchâmâh
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10
|1 Samuel 29:10|
ve`attâh hashkêm babboqer ve`abhdhêy'adhoneykha 'asher-bâ'u 'ittâkh vehishkamtem babboqer ve'or lâkhemvâlêkhu
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Sugestões

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01 de Dezembro LAB 701
OS-TENTAÇÃO
Gálatas 04-06
Nós cristãos ativos freqüentadores de igreja cometemos um erro crasso: o ato da alienação exclusivista. Ostentamos a bandeira da prática religiosa de uma forma tão marcante que chegamos a dar a impressão de que não queremos mais ter contato com a sociedade na qual vivemos. Um dos comportamentos que nos impõe esse fator “cultural” é a maneira como nos vestimos para ir à igreja. Enquanto dizemos que temos que ir a Cristo como estamos, por Ele nos aceitar como somos, damos a impressão de que estamos buscando uma aceitação através da nossa apresentação pessoal em nossas reuniões de culto. É claro que é importante dar o nosso melhor para Deus, inclusive, no vestir-se. Mas, será que o nosso melhor é o mais caro? O mais ostensivo? Ou, até mesmo, o mais esquisito?
Várias vezes, já ouvi moradores comuns de um bairro referirem-se à igreja existente no bairro, à qual eles não freqüentam, como “igreja dos ricos”. Porque vêem todos, sempre, chegando e saindo vestidos de gala. Em plenos 35 graus, de terno e gravata! Isto é muito diferente, para não dizer, ridículo. Coloque-se no lugar de um sem-igreja, que, por iniciativa própria, resolve ir a uma igreja. Ele se arruma da melhor forma possível: calça jeans, sport fino, etc. E quando chega no encontro dos crentes, vê que está muito abaixo do nível. Deve pensar: “nossa, para que Cristo me aceite, vou ter que gastar uma nota mudando meu guarda-roupas”.
A realidade é que muitos não vão à igreja por comunhão, mas por ostentação. E são diferentes, os tipos de ostentação. Nem todas as pessoas ostentam a mesma coisa. Uns ostentam a tradição da família, que, sustentando um sobrenome que lhes dê orgulho, acham-se os donos daquela comunidade de crentes. Outros ostentam o carro, e fazem questão de chegar e sair do estacionamento do templo no momento em que tem mais pessoas o possível espalhadas pelo pátio. Outros ostentam os filhos: que lindo e maravilhoso, ser elogiado por uma família modelo! Ainda há aqueles que querem ostentar idéias, e, depois de muito estudo, vão à reunião dos fiéis para fazer uma exposição de sua intelectualidade. Tem também aqueles que ostentam “poder” ou status, por uma função que exerce no serviço da igreja. Certos jovens ostentam a namorada. Habilidosos ostentam o talento. E assim, podemos nos ver na arquibancada, contemplando a passarela “da(os)tentação”.
Você é tentado a ostentar o quê? Pense. Lembre-se do que Paulo disse: “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva