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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|1 Samuel 28:1|
vayhiy bayyâmiym hâhêm vayyiqbetsu phelishtiym 'eth-machanêyhem latsâbhâ' lehillâchêm beyisrâ'êl vayyo'mer 'âkhiysh 'el-dâvidh yâdhoa` têdha` kiy 'ittiy têtsê' bhammachaneh 'attâh va'anâsheykha
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2
|1 Samuel 28:2|
vayyo'mer dâvidh 'el-'âkhiysh lâkhên 'attâh thêdha` 'êth 'asher-ya`aseh`abhdekha vayyo'mer 'âkhiysh 'el-dâvidh lâkhên shomêr lero'shiy 'asiymkhakol-hayyâmiym ph
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3
|1 Samuel 28:3|
ushemu'êl mêth vayyispedhu-lo kol-yisrâ'êlvayyiqberuhu bhârâmâh ubhe`iyro veshâ'ul hêsiyr hâ'obhoth ve'eth-hayyidde`oniym mêhâ'ârets
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4
|1 Samuel 28:4|
vayyiqqâbhtsu phelishtiym vayyâbho'uvayyachanu bheshunêm vayyiqbots shâ'ul 'eth-kâl-yisrâ'êl vayyachanubaggilboa`
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5
|1 Samuel 28:5|
vayyar' shâ'ul 'eth-machanêh phelishtiym vayyirâ'vayyecheradh libbo me'odh
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6
|1 Samuel 28:6|
vayyish'al shâ'ul bayhvh velo' `ânâhuAdonay gam bachalomoth gam bâ'uriym gam bannebhiy'im
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7
|1 Samuel 28:7|
vayyo'mer shâ'ul la`abhâdhâyv baqqeshu-liy 'êsheth ba`alath-'obh ve'êlekhâh'êleyhâ ve'edhreshâh-bâh vayyo'mru `abhâdhâyv 'êlâyv hinnêh 'êshethba`alath-'obh be`êynddor
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8
|1 Samuel 28:8|
vayyithchappês shâ'ul vayyilbash beghâdhiym'achêriym vayyêlekh hu' ushenêy 'anâshiym `immo vayyâbho'u 'el-hâ'ishâh lâylâh vayyo'mer qâsomiy-[qosomiy]-nâ' liy bâ'obh.veha`aliy liy 'êth 'asher-'omar 'êlâyikh
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9
|1 Samuel 28:9|
vatto'mer hâ'ishâh 'êlâyvhinnêh 'attâh yâdha`tâ 'êth 'asher-`âsâh shâ'ul 'asher hikhriyth 'eth-hâ'obhothve'eth-hayyidde`oniy min-hâ'ârets velâmâh 'attâh mithnaqqêshbenaphshiy lahamiythêniy
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10
|1 Samuel 28:10|
vayyishâbha` lâh shâ'ul bhayhvh lê'morchay-Adonay 'im-yiqqerêkh `âvon baddâbhâr hazzeh
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva